Em debate sobre impeachment, Pelosi diz que Trump incitou rebelião armada contra a nação

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, abriu o debate sobre a acusação para o segundo impeachment contra o presidente Donald Trump dizendo que ele é “risco claro e presente” ao país.

“Sabemos que o presidente dos EUA incitou esta insurreição, esta rebelião armada contra nosso país. Ele deve ser afastado, ele é um risco claro e presente à nação que todos amamos”, afirmou Pelosi.

A líder democrata afirmou ainda que Trump mentiu “repetidamente” sobre o resultado da eleição de novembro e lançou dúvidas sobre a democracia americana.

Ela descreveu o dia 6 de janeiro, quando uma turba invadiu o Congresso, como um “dia de fogo”, expressão usada pelo ex-presidente republicano George W. Bush para descrever os ataques terroristas de 11/09.

“O presidente deve ser impedido”, disse Pelosi. “Eu acredito que o presidente deve ser condenado pelo Senado, uma solução constitucional que assegurará que a república seja protegida deste homem que está tão resolutamente determinado em destruir as instituições que amamos e que nos mantêm unidos”, acrescentou.

Ao defender o processo de impeachment do presidente, Pelosi disse que a necessidade de impeachment é algo que “parte o seu coração”. Ela pediu aos deputados que avaliassem: “A guerra do presidente contra a democracia está de acordo com a Constituição?”.

O Senado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT