Empresa americana admite que subornou fab e governo de roraima

Dallas airmotive fez acordo na justiça dos eua reconhecendo crime

Escândalos em série

BRASÍLIA E RIO

Uma empresa americana de manutenção de motores de aeronaves admitiu à Justiça dos Estados Unidos que pagou propina à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao gabinete do ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior (PSDB). Um comunicado do Departamento de Justiça dos EUA publicado na quarta-feira informou que a Dallas Airmotive pagará US$ 14 milhões de sanção penal por descumprir a lei que pune empresas do país que praticam corrupção no exterior, segundo informou o site G1.

A assessoria da Força Aérea Brasileira informou que apenas tomou conhecimento do comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos no início da noite. A Aeronáutica somente se manifestará após ser comunicada da denúncia. A expectativa no órgão é que seja divulgada hoje uma nota à imprensa sobre o assunto. Em nota, a Dallas Airmotive confirmou o pagamento de suborno e atribuiu as ilegalidades a funcionários que já estão fora da empresa.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Dallas detalhou que, entre 2008 e 2012, subornou funcionários da FAB e do gabinete do governo estadual de Roraima, na época sob administração de Anchieta Júnior.

Entre os mecanismos usados pela empresa para o pagamento da propina estavam acordos com empresas de fachada, pagamentos a terceiros e oferecimento de presentes aos funcionários, como pagamento de viagens de férias a funcionários públicos estrangeiros, diz o comunicado.

Segundo o "Wall Street Journal", que publicou a notícia ontem, no documento de informação criminal em que a empresa assume o ocorrido, os promotores acusam a Dallas Airmotive de conspiração e de violar as disposições antissuborno da Foreing Corrupt Practices Act - lei americana de 1977 que proíbe o pagamentos a funcionários de governos estrangeiros para obter ou manter negócios.

Empresa tem escritório em BH

De acordo com o documento americano, um escritório da Dallas Airmotive em Belo Horizonte realizava os contratos de serviços da empresa com clientes comerciais e governos da América Latina.

"Não vou declarar nada, porque vou me inteirar da notícia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT