Empresas preveem mercado de retrofit para turbinas eólicas em até sete anos

Empresas do setor eólico no Brasil acreditam que no horizonte de cinco a sete anos será necessário fazer a modernização ou repotenciação de usinas eólicas. A análise é de executivos que participaram da Credit Suisse 2022 Latin American Investment Conference.

Envelhecimento das turbinas, queda no desempenho e de receitas, aumento dos custos de operação e manutenção, aumento da vida útil e novas tecnologias mais eficientes são alguns dos motivos que vão levar os geradores a investir neste mercado.

As primeiras fazendas eólicas brasileiras foram instaladas no final dos anos 1090. A tecnologia da época trabalhava com altura do eixo do cubo menor que 50 metros e turbinas com potência inferior a 1 MW.

O CEO da Omega, Antonio Bastos, avalia que há uma safra de parques de primeira geração com espaço para mudar a tecnologia. Para ele, a evolução tecnológica pode avançar mais em fator de capacidade e desempenho das plantas eólicas.

“Vamos ter que discutir retrofit de turbina eólica no Brasil em 5 ou 7 anos (...). A repotenciação de parques eólicos vai ser um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT