O processo de internacionalização de empresas: Uma análise da produção científica brasileira

AutorJordana Marques Kneipp - Aletéia de Moura Carpes - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa - Clandia Maffini Gomes, Flávia Scherer
CargoMestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria - Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria
Páginas22-43
Revista Global Manager
V. 13, N. 1, 2013
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Jordana Marques Kneippa , Aletéia de Moura Carpesb , Luciana Aparecida Barbieri da Rosac,
Clandia Maffini Gomesd, Flávia Scherere
a Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. j ordanakneipp@yahoo.com.br
b Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. alecarp es.adm@hotmail.com
c Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.
lucianaaparecidabarbieri@yahoo.com.br.
d Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. clandia@smail.ufsm.br.
e Doutora em Administração. Universidade Federal de Santa Maria. flaviascherer @globo.com
Informações de Submissão
Autor Correspondente Jordana Marques
Kneipp.
Recebido em:15/06/2013
Aceito em:22/08/2013
Publicado em: 27/08/2013
Resumo
A explo ração do mercado mundial por meio da internacionalização
expande o escopo de transações das empresas e oportuniza a
captação de benefícios inacessíveis quando visualizado apenas o
âmbito nacional. Dessa forma, a fim de ampliar o conhecimento
sobre a produção científica relacionad a à internacionalização, este
estudo teve como objetivo analisar as publicações vinculadas ao tema
nos eventos e periód icos da Associação de Pro gramas de P ós
Graduação em Administração (ANPAD), no período de 1997 a 2010.
Para tanto, utilizando como palavra-chave internacionalização
buscou-se os artigos relacionados a este termo, resultando em cento e
vinte e dois (122) ar tigos, sendo cento e cinco (105) vinculados aos
eventos e dezessete (17) a periódicos. Constatou-se que as
publicações ocorreram em maior número a partir de 2006, estando
relacionadas aos eventos EnANPAD, EnEO, 3 Es, EMA e Simpósio e
aos periódicos RAC e BAR. Os artigos possuem no máximo seis (6)
autores, sendo que a maioria das publicações tem entre dois (2) a três
(3) autores. As instituições que mais se destacaram foram a
Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de São
Paulo, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do
Rio Grande do Sul. Os artigos analisados são em sua maioria
empíricos, predominando a abordagem qualitativa, natureza
exploratória, métodos qualitativos, e estão relacionados
principalmente ao setor privado. Os resultados desta pesquisa
contribuem par a a construção do conhecimento científico sob re
internacionalização, u ma vez que demonstrou as principais
características e tendências com r elação às publicações acadêmicas
sobre o assunto no Brasil.
Abstract
The exploration of the world market through internatio nalization
expands the scope of business transactions and is an opportunity to
Palavras-chave
Internacionalização. Produção científica.
Bibliometria.
Keywords
Internationalization. Scientific
Production. Bibliometrics.
Revista Global Manager v. 13, n. 1, p. 22-43, 2013
23
capture unreachable benefits when considered only nationwide.
Thus, in order to expand knowledge of the scientific production
related to internationalization, this study aimed to analyze the
publications linked to the theme in the events and journals of the
Association of Graduate Programs in Business Ad ministration
(ANPAD) in the period 1997 to 2010. For this purpose,
internationalization was used as a keyword in the search for articles
related to this ter m, res ulting in one hundred and twenty-two (122)
articles, one hundred and five (105) linked to the events and
seventeen (17) to journals. It was found that t he publications were in
greater numbers since 2006, being related to the events E nANPAD,
EnEO, 3Es, EMA and Symposium and the RAC journals and BAR.
Articles ha ve a maximum o f six (6) authors, and most publications
have between two (2) and three (3) authors. The institutions that
stood out were t he Federal University of Rio de Janeiro, the
University of Sao Paulo, Fed eral University of Parana and Federal
University of Rio Grande do Sul. The articles reviewed are mostly
empirical, predominantly qualitative approach, nature e xploratory,
qualitative methods, and are related mainly to the private sector.
These re sults contribute to the construction of scientific knowledge
about internationa lization, since it has shown the main features and
trends in relation to academic publications on the subject in Brazil.
1. INTRODUÇÃO
A exploração do mercado mundial por meio da internacionalização amplia o escopo de
transações das empresas e traz consigo a oportunidade de captar benefícios inacessíveis
quando visualizado apenas o mercado interno. Kuazaqui e Lisboa (2009, p.2) acreditam que
“o comércio e as relações têm evoluído de maneira significativa (...) pela necessidade dos
países mais ricos manterem seus postos de liderança econômica e pela fase de transição das
economias menos favorecidas”.
Partilhando desta idéia, Castells (1995) acredita que após a década de 1990 o comércio
internacional deixou de ser mundial para se tornar global, ou seja, as transações entre os
países, sendo estes tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento, passaram ocorrer com
um significativo número de atores e com grande constância.
Adentrar em novos horizontes comerciais pode garantir para as organizações uma
série de vantagens competitivas, tendo em vista que a empresa passa a atuar em novos
mercados, adquirindo conhecimento, experiência, acesso facilitado a matérias-primas.
Dessa forma, a fim de ampliar o conhecimento referente a produção científica sobre
internacionalização, este estudo teve como objetivo analisar as publicações relacionadas a
esta temática, nos eventos e periódicos da Associação de Programas de Pós Graduação em
Administração (ANPAD), no período de 1997 a 2010. Para tanto, buscou-se artigos
relacionados a palavra-chave internacionalização, nos anais de todos os eventos da ANPAD e

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT