Entenda o que é Swift e por que é complicado excluir a Rússia da rede

Com o agravamento da crise na Ucrânia e a adoção de sanções econômicas contra a Rússia, uma sigla curiosa ganhou o noticiário, após décadas funcionando nos bastidores do sistema financeiro: Swift. A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais é uma cooperativa internacional, com sede na Bélgica. Fundada em 1973, funciona como um canal de comunicação global entre seus participantes, além de padronizar transações financeiras internacionais.

São mais de 11 mil instituições financeiras, de 200 países, conectadas. Em 2021, foram 42 milhões de mensagems por dia.

Por que a Swift é tão importante?

Segundo a própria Swift arguementa, nenhuma outra organização além dela consegue lidar com a escala, precisão, ritmo e confiança que essas movimentações financeiras internacionais exigem. Seu sistema, desenvolvido para substituir a dependência das máquinas de Telex, fornece aos bancos uma forma de comunicação rápida, segura e barata.

O mecanismo não detém ou transfere fundos, ou seja, não é um sistema de pagamentos. No entanto, permite que os bancos e outras empresas financeiras informem uns aos outros sobre as transações que estão prestes a se concretizar. Um Código Swift é um formato padrão de Código Internacional Bancário (BIC) usado para especificar um determinado banco ou agência. Todos os códigos de 11 dígitos referem-se a agências específicas, enquanto os códigos de 8 dígitos referem-se à sede ou ao escritório principal do banco.

Há precedentes de países expulsos?

A Rússia é o segundo maior país na Swift, atrás apenas dos Estados Unidos, em número de usuários. Tem cerca de 300 instituições financeiras pertencentes ao sistema. Mais da metade das instituições financeiras da Rússia são membros da rede. Em 2014, quando anexou a Crimeia, a Rússia também foi ameaçada de ser expulsa do Swift, mas a punição acabou não se concretizando. Na ocaisão, estimou-se que a medida poderia levar a uma queda de até 5% do PIB russo. O uso da Swift para aplicar sanções tem precedentes, como nos casos do Irã e da Coreia do Norte.

O que acontece se a Rússia foi retirada da Swift?

Em termos práticos, ser removido da Swift significa que os bancos russos não poderiam usá-la para realizar ou receber pagamentos junto a instituições financeiras estrangeiras para transações comerciais. Seria uma grande dor de cabeça operacional. Eles até poderiam recorrrer a outros meios de comunicação - telefone, e-mail - ou mesmo desenvolver um sistema alternativo com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT