Entrada da Finlândia na Otan é uma ameaça à Rússia, diz Kremlin

A eventual entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) será uma “ameaça definitiva à Rússia”, disse o Kremlin nesta quinta-feira. O comentário veio após o presidente e o primeiro-ministro da Finlândia confirmarem que o país vai iniciar o processo para se tornar membro da Otan.

Segundo o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, a expansão da Otan seria “mais uma vez” tornar o continente menos “estável e seguro”, e disse que todos, incluindo a Rússia, querem evitar confrontos diretos entre o país e a Otan.

O porta-voz completou dizendo que o presidente Vladimir Putin já alertou que a Rússia dará “a resposta mais enfática possível” para países que tentarem se “intrometer” na guerra da Ucrânia.

A Rússia está fazendo ameaças à Finlândia e Suécia desde que os dois países começaram a cogitar entrar na Otan.

Historicamente as duas nações adotaram postura de neutralidade em relação a conflitos militares, porém a Guerra da Ucrânia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT