'Erosão da democracia tem sido feita por políticos eleitos pelo voto popular', afirma Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira que a erosão da democracia pelo mundo tem sido protagonizada por líderes políticos eleitos pelo voto popular.

"Presidentes e primeiros-ministros eleitos e que depois, no entanto, tijolo por tijolo, desconstroem alguns pilares da democracia, concentrando o poder no Executivo, procurando desacreditar instituições tradicionais e cooptando o Congresso", disse ele.

O ministro também afirmou que, nesses casos, os políticos eleitos também "atacam os tribunais constitucionais e atacam as autoridades eleitorais". Apesar de ser uma referência ao presidente Jair Bolsonaro, Barroso não o citou nominalmente.

Nessa toada, o presidente do TSE afirmou ainda que a Corte Eleitoral "resistiu a ataques grosseiros e mentirosos" e que o mal foi combatido "com verdade, princípios e trabalho honesto". Ele também se disse seguro que no ano que vem ocorrerá uma "campanha robusta e digna para a escolha do novo presidente".

A fala foi proferida na abertura do seminário "Integridade Eleitoral na América Latina", realizado pelo TSE em parceria com a Associação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT