Espanha demite chefe da agência de inteligência após escândalo de espionagem

O governo da Espanha anunciou nesta terça-feira a demissão da diretora da principal agência de inteligência do país após a invasão de celulares de vários políticos, como o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e apoiadores da independência da Catalunha.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, que estava entre os alvos dos hackers, anunciou que Paz Esteban será substituída como diretora do Centro Nacional de Inteligência (CNI).

O órgão está sendo criticado pelo papel na espionagem dos separatistas catalães e por ter demorado um ano para descobrir que os celulares de autoridades espanholas foram invadidos, possivelmente por uma potência estrangeira.

“Está claro que há coisas que precisamos melhorar”, disse Robles, se referindo à demora do CNI em descobrir a invasão dos celulares das autoridades. “Vamos tentar garantir que esses ataques não aconteçam novamente, mesmo que não haja como estar completamente seguro.”

Esteban será substituída por Esperanza...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT