Estudante brasileiro tem 8% de sua renda futura ameaçada, afirma FMI

Os estudantes brasileiros de 10 a 19 anos podem ter uma perda de quase 8% na renda ao longo da vida caso as aulas perdidas em 2020, durante a pandemia, não sejam compensadas. A estimativa é do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O prejuízo para os alunos brasileiros é o dobro do estimado para a média da América Latina, de 4%. O cenário é o pior apresentado pelo fundo, que vê perdas de 4% para os estudantes chilenos, 3% para os peruanos e colombianos e 2% para os mexicanos.

“As perdas de renda variam entre os países, dependendo de quanto a pandemia reduz a chance de concluir o ensino médio e do tamanho do prêmio por qualificação para o ensino superior”, dizem os economistas Alejandro Werner (diretor do Departamento para hemisfério Ocidental), Takuji Komatsuzaki e Carlo Pizzinelli.

“As perdas serão maiores para os alunos cujas famílias são menos capazes de sustentar o aprendizado fora da escola, exacerbando a já elevada desigualdade de renda e os baixos níveis de realização educacional”, escrevem.

Levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontou que o Brasil foi um dos países que deixaram escolas fechadas por mais tempo no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT