Estudo sugere foco em gestantes e jovens contra danos de longo prazo da pandemia

Programas focados no período de pré-natal e primeira infância e voltados à inserção de jovens no mercado de trabalho podem ajudar a mitigar os danos de longo prazo da pandemia de covid-19, afirma estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), produzido pelo Evidência Express (EvEx).

O relatório “Covid-19: mitigação dos efeitos de longo prazo”, divulgado hoje, reúne informações de estudos produzidos nas últimas décadas sobre os efeitos de choques exógenos, como epidemias e desastres naturais, e a partir disso apresenta estratégias que podem ser adotadas para reduzir os impactos da crise do coronavírus.

O estudo destaca que as consequências da pandemia não se restringem a efeitos imediatos sobre a saúde, mas impactam outras dimensões, como educação; trabalho e rendimento; pobreza e desigualdade; e violência doméstica. Esses efeitos podem durar décadas, se estendendo, inclusive, sobre as próximas gerações.

“Desde o período pré-natal, por exemplo, bebês estão sujeitos aos eventos ocorridos durante a gestação, com impactos no curto e no longo prazo”, diz o texto, citando o aumento de problemas de saúde no recém-nascido e maior incidência de doenças quando alcançarem a vida adulta.

De acordo com o estudo, as gestantes têm “papel fundamental” na estratégia de mitigação dos efeitos da pandemia. Assim, políticas voltadas à redução do estresse nutricional e da perda de renda podem ter resultados positivos sobre o futuro das crianças em diversas áreas, como educação e emprego. “Tomemos, por exemplo, o programa nacional de transferência de renda brasileiro, o Programa Bolsa Família, que, entre outros programas focalizados, atribui um benefício variável gestante (BVG). Diante da exposição à epidemia, as gestantes do programa, já em condição de vulnerabilidade, poderiam receber recursos adicionais durante esse período crítico”, sugere o estudo.

O relatório coloca ainda que a entrada no mercado de trabalho em um momento de crise pode ter efeitos permanentes sobre a renda e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT