EUA condenam projeto da China para modificar sistema eleitoral de Hong Kong

O governo dos Estados Unidos condenou nesta quinta-feira (11) o projeto aprovado pela China para reformar o sistema eleitoral de Hong Kong.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, afirmou que o projeto é um “ataque direto” à autonomia de Hong Kong e previu que haverá “conversas difíceis” na reunião marcada para semana que vem entre representantes americanos e chineses, a primeira desde que Joe Biden chegou ao poder.

“As mudanças aprovadas hoje pelo Congresso Nacional do Povo são um ataque direto à autonomia, à liberdade e às instituições democráticas de Hong Kong”, disse Price, em entrevista coletiva.

Hong Kong virou um dos principais pontos de conflito entre China e EUA desde o ano passado, quando Pequim impôs uma nova lei de segurança à cidade, vista pelos países ocidentais como uma forma de reprimir a oposição pró-democracia que organizou uma série de protestos contra o governo local em 2019.

Price afirmou, hoje, que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT