EUA sancionam autoridades chinesas por violações dos direitos humanos em Xinjiang

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (22) novas sanções contra duas autoridades chinesas acusadas pelo governo americano de cometer abusos contra a minoria muçulmana uigur em Xinjiang, província que fica no noroeste da China.

O anúncio foi feito depois de a União Europeia (UE) ter informado que sancionaria quatro cidadãos chineses e uma empresa que atua em Xinjiang por supostos violações dos direitos humanos dos uigures. A China já reagiu à decisão e também anunciou sanções contra autoridades e entidades europeias.

O Departamento do Tesouro dos EUA informou, em comunicado, que os alvos da medida são Wang Junzheng, secretário do Comitê do Partido Comunista Chinês no Corpo de Produção e Produção de Xinjiang, e Cheng Mingguo, diretor do Departamento de Segurança Pública da província. Segundo os EUA, eles serão sancionados por “conexão com graves abusos dos direitos humanos contra minorias étnicas em Xinjiang”.

“As autoridades chinesas continuarão a enfrentar as consequências, enquanto as atrocidades ocorrerem em Xinjiang”, disse a diretora do Escritório de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT