EUA e UE anunciam volta de diálogo bilateral sobre a China

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) decidiram relançar um diálogo bilateral sobre a China e trabalhar em conjunto para lidar com o “comportamento desafiador” da Rússia.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) em uma declaração conjunta assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

No comunicado, os dois reconheceram que as relações com a China são “multifacetadas”, compreendendo “elementos de cooperação, competição e rivalidade sistêmica”.

Com o diálogo bilateral, representantes dos EUA e da UE pretendem discutir sobre como lidar com a China em temas que envolvem a economia, os direitos humanos, a segurança e o multilateralismo. Uma possível área de cooperação, segundo a nota, é a luta contra a mudança climática.

Sobre a Rússia, o comunicado afirma que EUA e UE pretendem trabalhar para lidar com o “comportamento desafiador” do país, citando, entre outras coisas, a “agressão em curso contra a Ucrânia e a Geórgia”, a “desinformação e as interferências nos processos eleitorais” e as “atividades cibernéticas maliciosas”.

Apesar do recado duro ao Kremlin, a nota conjunta diz que americanos e europeus estão prontos para cooperar com a Rússia em questões de interesse comum e para encorajar o governo de Vladimir Putin a abandonar a postura de confronto.

Blinken está em Bruxelas desde...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT