Europa deve se preparar para a interrupção total do fornecimento de gás russo, diz AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou que a Europa deve se preparar imediatamente para o corte completo do fornecimento de gás russo neste inverno e pediu para que os governos tomem medidas para reduzir a demanda e manter usinas nucleares antigas abertas.

Fatih Birol, chefe da AIE, disse que a decisão da Rússia de reduzir o fornecimento de gás para os países europeus na semana passada pode ser o prenúncio de novos cortes, já que Moscou procura ganhar “alavancagem” durante sua guerra com a Ucrânia.

“Quanto mais nos aproximamos do inverno, mais claras ficam as intenções da Rússia”, acrescentou ele. “Acredito que os cortes são voltados para evitar o armazenamento das reservas de gás na Europa e aumentar a alavancagem da Rússia nos meses de inverno.”

A AIE foi uma das primeiras entidades a acusar publicamente a Rússia de manipular o fornecimento de gás para a Europa na preparação para a invasão da Ucrânia.

Birol disse que as medidas de emergência adotadas pelos países europeus para reduzir a demanda por gás, como a volta de antigas usinas a carvão, foram justificadas pela escala da crise, apesar das preocupações com o aumento das emissões de carbono.

Ele afirmou que o aumento na geração de energia a carvão é “temporário” e ajudaria a preservar o suprimento de gás para aquecimento no inverno. As emissões adicionais de carbono da queima de carvão seriam compensadas por uma aceleração nos planos da Europa de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis importados e aumentar a capacidade de geração renovável, acrescentou.

Mas Birol alertou que as medidas tomadas pelos governos europeus até agora provavelmente não foram suficientes se as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT