Expectativa de inflação dos consumidores recua em julho, mostra FGV

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes recuou 0,3 ponto percentual, para 4,5% em julho, novo mínimo histórico desde setembro de 2005, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo levantamento. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve redução de 0,8 ponto percentual.

Em julho, 17% dos consumidores projetaram valores abaixo do limite inferior da meta de inflação (abaixo de 2,5%), a maior parcela nos últimos seis meses, enquanto a proporção de consumidores projetando acima da meta de inflação para 2020 diminuiu de 44,8% para 42,8%, a menor parcela nos últimos seis meses.

Nesse mês, famílias de todas as faixas de renda diminuíram suas expectativas medianas para a inflação nos 12 meses seguintes, principalmente as de menor poder aquisitivo. Para as famílias com renda até R$ 2,1 mil, as expectativas caíram meio ponto percentual, de 5,7% para 5,2%, menor valor desde setembro de 2007 (4,9%). No outro extremo, para as famílias com renda acima de R$ 9,6 mil as expectativas recuaram em 0,1 ponto percentual, para 3,6%, novo mínimo histórico da série.

“O cenário de atividade econômica fraca, preços em geral bem controlados e expectativas de mercado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT