Exportações de bens na América Latina devem crescer 25% em 2021, diz Cepal

As exportações de bens dos países da América Latina e do Caribe devem crescer 25% em 2021, após uma queda de 10% em 2020. No entanto, a recuperação do comércio será assimétrica na região, podendo ser afetada pelas contínuas incertezas causadas pela covid-19.

O aumento será fomentado pela alta de 17% nos preços das exportações e pela expansão de 8% do volume exportado, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (7) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Por outro lado, o valor das importações de bens deve aumentar 32%, com avanço de 20% no volume e de 12% nos preços.

Segundo a Cepal, o aumento das exportações de bens na região em 2021 pode ser explicado especialmente pelo aumento dos preços dos produtos básicos — como minerais, petróleo e produtos agroindustriais.

O Brasil deve ter um aumento de 39% nas exportações de bens, de acordo com as previsões da Cepal — puxado por uma alta de 29% dos preços e de 10% do volume exportado. No lado das importações, a entidade calcula um avanço de 35%, com uma expansão de 27% do volume e de 8% dos preços.

Já o comércio de serviços ainda está sofrendo com os efeitos causados pela pandemia. Em particular, a Cepal destaca que a região depende muito mais do turismo do que outras partes do mundo, o que amplia as incertezas para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT