Fachin: Democracia não precisa de tutores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, voltou a afirmar nesta sexta-feira que a Justiça Eleitoral não vai se intimidar diante de eventuais ameaças e que não aceitará “imposições” de qualquer autoridade. Segundo ele, “a democracia não precisa de tutores”.

“Diálogo sim, imposição jamais. A Justiça Eleitoral reitera que não aceitará imposições de qualquer ordem ou de qualquer autoridade”, defendeu o ministro, durante um evento no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Em sua fala, Fachin não citou as Forças Armadas, que esta semana começaram a inspecionar os códigos-fonte das urnas. Na segunda-feira, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou um pedido “urgentíssimo” para o tribunal para dar início ao processo de fiscalização.

O ministro lembrou que o TSE tem incentivado uma “participação inédita” na auditoria do processo eleitoral e que os dados de tecnologia da informação estavam disponíveis para a verificação, nas dependências da corte, desde outubro de 2021.

O presidente do TSE também voltou a dizer que a Justiça Eleitoral está trabalhando para realizar eleições seguras em outubro. “A Constituição nos faz surdos a arroubos intimidatórios de qualquer ordem. Nós vamos realizar eleições pacíficas e elas vão ocorrer, contando, a partir de hoje, em 58 dias.”

Em sua fala, Fachin também não citou nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, que tem feito reiterados ataques ao sistema de votação e colocado em dúvida a integridade das urnas.

Ele, no entanto, voltou a dizer que “quem ataca o sistema eleitoral, está atacando a democracia”. “Chega de retórica de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT