Febraban: Saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,6% em agosto

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,6% em agosto, registrando o sétimo avanço mensal seguido, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban, divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central. Segundo o levantamento, o crescimento do crédito deve seguir disseminado e forte entre os recursos e segmentos, impulsionado, em especial, pela reabertura das atividades econômicas.

A pesquisa mostra que, apesar do bom resultado esperado para o mês, a elevada base de comparação deve fazer com que o ritmo de expansão anual da carteira mostre ligeira desaceleração, de 16,2% para 15,9%, “embora ainda em um patamar bastante elevado”.

Em agosto, o destaque deve ser novamente o crédito à pessoa física (+1,8%), “que tem apresentado uma dinâmica bastante positiva, refletindo o maior consumo das famílias devido à reabertura das atividades econômicas”. Com isso, o ritmo de expansão anual da carteira pessoa física deve acelerar de 18,2% para 18,5% - caso se concretize, será a maior taxa desde julho de 2012.

“O crédito destinado às famílias tem apresentado uma expansão surpreendente. Após o choque no período inicial da pandemia, a carteira pessoa física tem acelerado seu ritmo de expansão de maneira ininterrupta, já bem acima do patamar pré-pandemia (+12,0%)”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban, em nota. “Esse bom desempenho reflete um conjunto de fatores, como o avanço da vacinação, a flexibilização das medidas restritivas, a extensão do auxílio emergencial, além da recuperação do mercado formal de trabalho”, acrescenta.

Segundo Sidney, a perspectiva é que esses fatores sigam contribuindo de maneira positiva para o desempenho dos próximos meses, “embora diante do elevado ritmo de crescimento, seja natural alguma acomodação das taxas”.

A Febraban ressalta que o desempenho neste segmento deve ser homogêneo entre os recursos, com a carteira livre (+1,8%) beneficiada pela retomada das atividades, que estimula as linhas de consumo e de crédito pessoal, enquanto a carteira direcionada (+1,8%) deve seguir liderada pelos créditos imobiliário e rural.

Já a carteira pessoa jurídica deve avançar 1,5% em agosto, mas o ritmo de expansão em 12 meses deve seguir mostrando uma desaceleração, de 13,6% para 12,6%. “A acomodação reflete a elevada base de comparação de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT