FGV: Confiança dos consumidores tem avanço em março

O Indice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 2,5 pontos em março, para 87 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice ainda se mantém em queda pelo quarto mês consecutivo, ao recuar 0,3 ponto, para 85,8 pontos."Após dois meses em queda, a confiança dos consumidores sobe em março influenciada por uma melhora da percepção da situação atual e das expectativas para os próximos meses. Contudo, apesar do resultado positivo, os movimentos são bastante heterogêneos e talvez contraditórios entre faixas de renda, o que ainda dificulta a sinalização de uma tendência mais clara para os próximos meses. O cenário econômico se mantém com taxas de juros elevadas, resiliência da incerteza e desaceleração do mercado de trabalho com redução da atividade. Sem alterações significativas, é possível continuar patinando em torno de um mesmo patamar de confiança nos próximos meses", afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.Em março, a alta da confiança foi influenciada tanto pela melhora das avaliações sobre o momento quanto das perspectivas para os próximos meses. O Indice de Situação Atual (ISA) avançou 2,7 pontos, para 72 pontos, o melhor resultado desde outubro de 2022 (74,5 pontos), enquanto o Indice de Expectativas (IE) subiu 2,2 pontos, para 98 pontos.Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede intenção de compras de bens duráveis foi o que mais influenciou a alta do índice apesar da diminuição do otimismo em relação as finanças familiares nos próximos meses.O indicador que mede o ímpeto de consumo subiu 7,9 pontos...

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