Fim do Farmácia Popular pode aumentar gastos da União com saúde, dizem associações

A possibilidade de o governo acabar com o programa Farmácia Popular preocupa a indústria e o varejo farmacêutico. A presidente da ProGenérico, associação que reúne as fabricantes de medicamentos genéricos, Telma Salles, disse que o programa atende cerca de 22 milhões de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma e, no ano passado, o governo gastou cerca de R$ 2,4 bilhões com o Farmácia Popular.

“O Farmácia Popular se tornou essencial para reduzir os gastos da União com saúde pública. O programa precisa ser aprimorado e não extinto”, disse Telma.

O programa foi lançado em 2004 e, neste ano, até julho, já foram atendidas 14,2 milhões de pessoas que conseguem medicamentos com até 100% de desconto nas farmácias do país.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), neste ano foram vendidos 58,59 milhões de medicamentos, o que gerou R$ 457,5 milhões, índice 17% superior ao do mesmo período do ano passado. Desse volume, cerca de 80% é de medicamento genérico.

Atualmente, 28 mil farmácias particulares participam do programa cobrindo quase...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT