Fiocruz: País vive momento 'crítico' da pandemia de covid-19 novamente

Doze estados e o Distrito Federal apresentam tendência de crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e tão logo de covid-19, dentro das próximas cinco semanas, informou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mais um Estado, o Ceará, apresenta essa tendência em curto prazo (dentro de duas semanas).

Outros 13 estados tendem a estacionar em patamares de infecção alto e só Roraima deve apresentar queda nos números. A incidência da SRAG é um indicador importante da dinâmica de infecções por covid-19 porque 96% dos casos de SRAG são infecções por covid-19. As informações constam dos boletins de seu Observatório Covid-19 e InfoGripe da Fiocruz, ambos publicados nesta sexta-feira.

Quanto à incidência e mortalidade por covid-19 de fato registrado nas últimas semanas, há estabilidade, "confirmando a formação de um platô com altos valores médios diários de casos e óbitos", segundo o documento.

Por essa razão, todos os estados das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste, e Sudeste -a exceção do Espírito Santo -, têm ocupação de leitos de UTI em níveis críticos, superiores ou iguais a 80%. Dezessete das 26 capitais capitais também se encontram em níveis "críticos ou extremamente críticos" de ocupação em sua rede de saúde.

"Considerando que as taxas de ocupação de leitos UTI constituem a 'ponta do iceberg' e que o Brasil ainda não alcançou uma queda sustentada de casos e óbitos, os pesquisadores alertam para o fato de o país estar diante de um momento crítico, com riscos reais de agravamento da pandemia nas próximas semanas", informa a Fiocruz.

Segundo o boletim InfoGripe, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, e Rio Grande do Sul apresentam probabilidade de 95% de crescimento dos casos de SRGA em seis semanas. Como há diferença de uma semana entre apuração dos dados e sua divulgação, o cenário é desenhado para cinco semanas. Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e Tocantins apresentam probabilidade de crescimento acima de 75%. Nos demais estados, há sinal de estabilidade dos casos, mas em patamares elevados, similares ou até mesmo superiores aos picos de contaminação registrados em 2020.

"O presente boletim mantém a recomendação da cautela em relação às medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão da covid-19 enquanto a tendência de queda...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT