Forças Armadas devem ser apolíticas e profissionais, diz chefe do Comando Sul dos EUA

Em meio ao flerte de militares com o discurso de afronta às instituições do presidente Jair Bolsonaro, o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, afirmou nesta quinta-feira que as Forças Armadas devem se pautar pelo “profissionalismo” e manter um papel “apolítico” nas democracias.

Após 38 anos de carreira e três à frente do Comando Sul, que responde por toda a América Latina e Caribe, Faller se aposenta do serviço militar americano em 29 de outubro e escolheu o Brasil como destino de sua última viagem profissional na ativa.

Ele se reuniu na terça-feira com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Nesta quarta, em entrevista a um pequeno grupo de jornalistas, foi bastante questionado sobre as manifestações do 7 de Setembro e sua avaliação sobre o papel das Forças Armadas em uma democracia.

“Uma das coisas que mais me satisfazem em ter pertencido tanto tempo às Forças Armadas é que somos apolíticos e fizemos um juramento à Constituição. Nos meus contatos com militares brasileiros durante os últimos três anos [tempo à frente do Comando Sul], eu acredito que eles compartilham a mesma visão sobre o que é o profissionalismo militar”, disse Faller.

Ele continuou: “O propósito das Forças Armadas é apoiar e defender a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT