Fornecedora vai importar oxigênio da Venezuela para usar em Manaus

A White Martins, fornecedora de gases para hospitais, informou que trabalha para importar oxigênio de suas operações na Venezuela e reativar uma antiga fábrica em Manaus (AM), na tentativa de atender ao crescimento da demanda pelo produto na capital amazonense. Segundo a companhia, o consumo de oxigênio hospitalar segue crescendo “fora de controle e qualquer previsibilidade”.

Nos últimos quinze dias, de acordo com a White Martins, o consumo aumentou cinco vezes e atingiu um volume de 70 mil metros cúbicos por dia – duas vezes e mais a capacidade nominal de produção da unidade local da empresa em Manaus. Para efeitos de comparação, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, entre abril e maio de 2020, a demanda alcançou um pico de 30 mil m3/dia.

A White Martins destacou que, antes da pandemia, a planta da empresa em Manaus operava com 50% de sua capacidade, o suficiente para atender todos os clientes dos segmentos medicinal e industrial (que consumiam entre 10 mil e 15 mil m3/dia).

A planta de Manaus foi construída em 2009. Na ocasião, a antiga fábrica foi desativada. Contudo, diante da demanda atual, sem precedentes, a White Martins deslocou para a capital do Amazonas uma equipe de 12 funcionários (entre especialistas, engenheiros e técnicos) para avaliar os equipamentos e viabilizar o funcionamento da antiga unidade. A expectativa é que a partida da planta aconteça entre 30 e 45 dias, permitindo a entrega de cerca de 6 mil m3/dia.

A empresa esclareceu que ampliou até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus – de 25 mil para 28 mil m3/dia — e direcionou toda a produção de oxigênio da unidade para o segmento medicinal. Segundo a companhia, a unidade já havia passado ao longo de 2020 por processos de ampliação que permitiram aumentar a capacidade de produção local. Uma das iniciativas, nesse sentido, foi a instalação de um compressor de ar adicional e o aumento da estocagem de oxigênio líquido em cerca de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT