França fecha venda bilionária de aeronaves militares para Emirados Árabes

A França anunciou um acordo de 17 bilhões de euros para vender caças e helicópteros militares aos Emirados Árabes Unidos. O objetivo é aumentar a cooperação militar com o principal aliado do país no Golfo Pérsico em meio às preocupações com a situação no Irã.

Os Emirados Árabes Unidos estão adquirindo 80 aviões de guerra Rafale atualizados, em um negócio de 16 bilhões de euros, segundo o Ministério da Defesa da França, o maior contrato de exportação de armas do país. Foi anunciado também um acordo para a venda de 12 helicópteros de combate fabricados pela Airbus.

Os acordos representam um alívio para a indústria da defesa da França após o cancelamento de um contrato de 66 bilhões de euros com a Austrália para a compra de 12 submarinos franceses. Mas a negociação é criticada por grupos de direitos humanos, preocupados com o envolvimento dos Emirados Árabes Unidos na guerra do Iêmen.

Os contratos foram assinados durante uma visita do presidente da França, Emmanuel Macron, aos Emirados Árabes. Ele afirmou que o acordo é um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT