Governo abre transação tributária para dívidas feitas na pandemia

Como parte das ações que o governo está tomando para o enfrentamento da segunda onda da covid-19, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) abriu nova rodada de transação tributária. O alvo agora são valores em dívidas tributárias inscritas em dívida ativa de pessoas físicas e jurídicas vencidas “de março a dezembro de 2020 e não pagos em razão dos impactos econômicos decorrentes da pandemia relacionada ao coronavírus (covid-19)”.

A transação tributária é uma negociação de dívidas entre o governo e empresas e indivíduos, que tem alguma semelhança com os antigos Refis, mas com menos benevolência do que aqueles instrumentos.

A decisão consta da Portaria nº 1.696, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). A transação aberta inclui as empresas inscritas no Simples e também com débitos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) relativos ao exercício de 2020.

“A verificação dos impactos econômicos decorrentes da pandemia relacionada ao coronavírus (covid-19) e a aferição da capacidade de pagamento dos contribuintes será realizada nos termos previstos nas Portarias PGFN nº 14.402, de 16...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT