Governo busca patrocínio para revitalizar bacias hidrográficas em troca de créditos de carbono

O governo federal lançou um novo modelo de revitalização de bacias hidrográficas envolvendo a iniciativa privada e a possibilidade de comercialização de créditos de carbono. O objetivo nesta primeira fase do “Águas Brasileiras” é reunir projetos de recuperação de áreas degradadas em nascentes de rios e outras áreas pontuais para o abastecimento de água do país.

Um edital lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está convocando projetos que serão apresentados à iniciativa privada. Ao patrociná-los, as empresas poderão mitigar o impacto de suas ações ao meio ambiente, fazendo associação de marca.

Sem revelar nomes, o MDR garantiu que CEOs de empresas nacionais e multinacionais já procuraram a pasta dispostos a investir no programa. Um road show para a primeira rodada de projetos está previsto para o mês que vem. Na tentativa de entender a aceitação, o ministério também fez uma pesquisa on-line voltada a empresários em que 74% responderam que teriam interesse em apoiar projetos de revitalização associando sua marca a eles.

“A gente tem um potencial quase infinito e quase metade do país com áreas prioritárias. No mercado voluntário de carbono que já está colocado, há diversos projetos por iniciativa privada e a ideia é potencializar este mercado em áreas essenciais para segurança hídrica e abastecimento de água do país”, explicou a chefe da assessoria especial do MDR, Verônica Sanchez, em entrevista exclusiva ao Valor.

As regiões Centro-Oeste e Nordeste serão as primeiras contempladas, com as bacias do São Francisco, Parnaíba, Tocantins-Araguaia e Taquari. A seleção levou em conta as áreas mais degradadas e importantes para o abastecimento do país.

Diferente do “Floresta +”, projeto do Ministério do Meio Ambiente em que empresas pagam pela preservação de florestas e, assim, geram créditos de carbono, no “Águas Brasileiras” o foco será a reconstrução de áreas degradadas e medidas para proteção de pontos relevantes para o escoamento de água.

“Para garantir água em abundância e com qualidade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT