Guerra na Ucrânia e inflação são 'perigo' para economia global e vão gerar mais fome, diz FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou nessa quinta-feira (14) que a guerra da Rússia contra a Ucrânia está enfraquecendo as perspectivas de crescimento da maioria dos países. Ela chamou a alta da inflação de “perigo” para a economia global.

Georgieva afirmou que as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia estão contribuindo para que as estimativas de crescimento da maioria dos 143 países que integram o FMI sejam revisadas para baixo, embora a maior parte deles ainda deva registrar uma expansão neste ano.

Além do impacto sobre as perspectivas econômicas, a guerra está causando transtornos no comércio global, principalmente de energia e grãos, e ameaça causar uma escassez de alimentos na África e no Oriente Médio.

As declarações foram feitas por Georgieva em discurso às vésperas da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial na próxima semana, em Washington, quando a entidade divulgará suas novas previsões para a economia global.

Uma recuperação inesperadamente forte após a recessão causada pela pandemia pegou as empresas de surpresa, deixando fábricas, portos e pátios sem condições de acompanhar a demanda dos clientes e provocando pressões inflacionárias.

Segundo Georgieva, a inflação cronicamente alta está forçando bancos centrais em todo o mundo a aumentar as taxas de juros, desacelerando o crescimento econômico, o que equivale a um “grande revés para a recuperação global”.

A diretora do FMI também alertou para fragmentação da economia mundial em blocos geopolíticos, com o Ocidente impondo sanções de longo alcance à Rússia, e com a China expressando apoio ao regime...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT