Homenageado em Paris, Lula vê democracia brasileira enfraquecida

Ex-presidente recebeu o título de "cidadão honorário" em cerimônia na Prefeitura de Paris Lula

Divulgação / Twitter

O Brasil vive o resultado de "um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de poucos e pelo desprezo em relação aos direitos do povo", declarou nesta segunda-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao receber o título de cidadão honorário de Paris.

Lula também afirmou que há "repetidos ataques ao Estado de direito e à Constituição" no Brasil e que "está mais motivado do que nunca para reconquistar a democracia no país".

O ex-presidente viajou à capital francesa a convite da prefeita Anne Hidalgo, que disputa a reeleição pelo Parido Socialista no próximo dia 15. Também participaram da cerimônia, na Prefeitura da cidade, a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

O título de cidadão honorário de Paris foi concedido pelo Conselho de Paris - equivalente a uma câmara de vereadores - em outubro passado, em razão do "engajamento de Lula na redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil" e também por sua política "contra as discriminações raciais", segundo comunicado da Prefeitura divulgado à época.

O texto do convite para a homenagem diz que a honraria foi concedida no momento em que os "direitos civis e políticos do ex-presidente brasileiro foram desprezados".

Em outubro, Lula estava preso, cumprindo pena de oito anos e dez meses por corrupção. Ele foi libertado em 8 de novembro, após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar o entendimento em relação à prisão após condenação em segunda instância.

Em discurso de mais de 30 minutos, o petista reiterou sua inocência em relação às acusações que pesam contra ele, chamando de "mentirosos" os procuradores que o acusaram e o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que o condenou.

Lula também criticou o impeachment de Dilma e citou as realizações dos 13 anos do governo do PT no comando do país, como a redução da fome e o acesso de negros à educação.

Initial plugin text

Ele ainda denunciou a "deliberada destruição" do meio-ambiente no Brasil, decorrente de políticas "irresponsáveis e criminosas de um governo que ameaça o planeta".

O ex-presidente é o segundo brasileiro a receber o título de cidadão honorário de Paris - após o cacique Raoni Metuktire -, atribuído, segundo a Prefeitura, a pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos.

Nelson Mandela, ex-presidente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT