Homossexualidade é mais frequente entre homens e bissexualidade, entre mulheres, aponta IBGE

A homossexualidade é mais comum entre homens que entre mulheres, enquanto a bissexualidade é mais frequente entre mulheres que entre homens. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o primeiro levantamento sobre orientação sexual no Brasil a partir de uma pesquisa domiciliar, com abrangência nacional.

LEIA MAIS:

A proporção dos que se declaram como homossexuais foi de 1,4% entre homens e de 0,9% entre mulheres em 2019, quando a pesquisa foi feita. Já a parcela dos que se declararam bissexuais foi de 0,8% entre mulheres ante 0,5% entre homens. Não há diferenças, no entanto, na parcela dos que não sabem sua orientação sexual (1,1%) e dos que se recusaram a responder (2,3%), que são iguais tanto para homens quanto para mulheres.

A metodologia da pesquisa leva em consideração a orientação sexual com a qual as pessoas se identificam. Não inclui, portanto, pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo, ou que ainda praticam sexo com pessoas do mesmo sexo, mas que não se identificam como homossexuais ou bissexuais, por exemplo.

Ao todo, a pesquisa indicou 1,4 milhão de homens, e 1,5 milhão de mulheres autoidentificados como homossexuais ou bissexuais. Do total de 1,1 milhão de pessoas declaradas como bissexuais, a maioria era formada por mulheres (65,6%), enquanto, do total de 1,8 milhão de pessoas declaradas como homossexuais, os homens eram maioria (56,9%).

No caso dos autodeclarados heterossexuais, há pouca diferença por gênero: 94,7% em homens e 94,8% em mulheres. Em números absolutos, são 70,6 milhões de homens heterossexuais e 80,2 mulheres heterossexuais.

A proporção de pessoas que se declararam como homossexuais e bissexuais é maior entre a população mais jovem, de maior renda, de mais instrução e nos centros urbanos, apontam os dados da pesquisa.

Na média brasileira, 1,8% daqueles com 18 anos ou mais se declararam homossexuais e bissexuais em 2019, ano no qual foi feita a pesquisa. Entre os jovens de 18 a 29 anos, a fatia foi de 4,8%, mais do que o dobro observado nas outras faixas etárias. O índice foi de 1,9% na faixa de 30 a 39 anos, de 1% no grupo entre 40 e 59 anos e 0,2% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Os jovens de 18 a 29 anos também foram o grupo etário com maior...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT