IBGE: 18,3% da população acima de 18 anos sofre algum tipo de violência

Vinte e nove milhões (29,08 milhões) de pessoas com mais de 18 anos no Brasil sofreram algum tipo de agressão psicológica, física ou sexual em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 18,3% da população brasileira acima dos 18 anos.

A pesquisa identificou como vítima qualquer pessoa que tivesse respondido sim a pelo menos uma das 12 perguntas relativas a situações de violência no período de 12 meses anterior à entrevista, realizada em 2019, sendo cinco questões associadas a agressão psicológica, mais cinco para agressões físicas e duas para agressões sexuais.

Os dados mostram que, quanto mais jovem, maior é o percentual de vítimas. No grupo entre 18 e 29 anos, a taxa chega a 27%, muito superior aos dos 18,3% da média. Os jovens que sofrem violência são 9,5 milhões e respondem por quase um terço dos 29,08 milhões. No grupo com 60 anos ou mais, o índice dos que foram vítimas de algum tipo de agressão no período era de 10,1%.

A ocorrência de agressões também é maior entre pessoas pretas e pardas e também entre as de menor renda. A parcela das pessoas brancas que relatou alguma agressão era de 16,6%, frente a 20,6% dos pretos e 19,3% dos pardos.

Na divisão por renda, a taxa ultrapassa os 20% no caso do grupo de rendimento até um quarto de salário mínimo (22,5%) e de um quarto a meio salário mínimo (20,8%). Já no grupo com mais de cinco salários mínimos, essa fatia era de 16,9%, inferior à média de 18,3% do país.

A ocorrência das agressões também ocorre em maior proporção entre as mulheres (19,4%) que entre os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT