IBGE: Quase um terço dos brasileiros praticam atividade física como lazer

O número de pessoas que praticam exercícios físicos como lazer no Brasil aumentou de maneira significativa entre 2013 e 2019, e chega a quase um terço da população com 18 anos ou mais, afirmam os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação consta da quarta etapa da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, publicada nesta quarta-feira.

De acordo com o IBGE, em 2019, 30,1% dos brasileiros praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto esse percentual foi de apenas 22,7% em 2013. Entre homens, esse percentual foi de 34,2%, enquanto para as mulheres foi de 26,4%.

Em contrapartida, mostrou o IBGE, os classificados como "insuficientemente ativos" ainda são 40,3% dos adultos brasileiros, percentual considerado alto. Essas pessoas não praticaram atividade física ou o fizeram por menos de 150 minutos por semana, seja no lazer, no trabalho ou em deslocamentos.

São considerados indivíduos fisicamente ativos no lazer aqueles que realizam qualquer prática de atividade física fora do âmbito da escola ou trabalho, por mais de 150 minutos na semana para as chamadas "atividades moderadas" (caminhada, pilates, hidroginástica, dança) ou 75 minutos para "atividades vigorosas" (corrida, musculação, basquete, futebol, ginástica aeróbica, tênis).

A atividade física relacionada a trabalho foi praticada por 42,6% das pessoas em 2019, informou o IBGE. O exercício em deslocamentos foi praticado por 31,7% e a atividade física...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT