IBGE: São Paulo é o maior polo de atração comercial do país

São Paulo é a cidade que mais atrai consumidores vindos de outros municípios para comprar itens de vestuário, calçados, móveis e eletroeletrônicos no país, conforme dados preliminares da pesquisa de Regiões de Influência das Cidades (Regic), divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento do instituto, a segunda cidade mais atrativa em termos de comércio é Goiânia. Embora atraia um número menor pessoas, a capital de Goiás é que tem consumidores com a origem mais diversificada, sendo, portanto, a cidade com a maior centralidade relativa do país.

Com dados de 2018, a pesquisa foi antecipada pelo IBGE para subsidiar a interpretação dos efeitos da pandemia de covid-19 no comércio das cidades polo. O trabalho do instituto identifica as cidades que funcionam como polos comerciais.

"Se uma cidade é polo e depende do afluxo de pessoas para dinamizar seu comércio, com a ligações entre as cidades em grande medida interrompidas, vai haver um efeito diferenciado nesses lugares", diz o coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE, Cláudio Stenner.

No levantamento, o IBGE quantificou que São Paulo tem um índice de atração potencial de pessoas de 6.993.149,9. Não se trata de um número absoluto, mas de um valor que serve para a comparação entre os municípios e reflete o maior número de citações na pesquisa.

Contando com a capital, o Estado de São Paulo tem 123 polos comerciais de vestuário e calçados (19,1% dos municípios) e 120 polos para venda de móveis e eletroeletrônicos (18,6% dos municipios).

Em número de polos comerciais, São Paulo só fica atrás de Minas Gerais, que tem 151 e 149...

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