IBGE terá processo seletivo com 207 mil vagas para o Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu a autorização oficial do governo federal nesta sexta-feira (3) para realizar o concurso para o Censo Demográfico 2022. Ao todo, serão contratados 207 mil trabalhadores temporários para participar do Censo, previsto inicialmente para 2020. A autorização foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Além disso, o instituto começou a devolução da taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado do Censo 2021, que tinha sido inicialmente suspenso e depois cancelado. O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no site do IBGE (www.ibge.gov.br) e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação.

O número total servidores temporários (207.020) autorizado no Diário Oficial é um pouco maior que o de 206.891 que vinha sendo divulgado pelo IBGE. A maior parte é de recenseadores (183.100 vagas), mas também há oportunidades para agente censitário supervisor (18.420 vagas) e agente censitário municipal (5.500 vagas).

A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a nova empresa responsável pelo processo seletivo, como anunciado pelo instituto em 24 de novembro. Ela substitui o Cebraspe, antiga organizadora, cujo contrato acabou em 18 de outubro e não foi renovado.

Ainda não há informações sobre o cronograma de inscrições, que devem ocorrer em breve.

O período de coleta do Censo começa em 1º de junho e dura três meses. Parte dos servidores temporários, no entanto, começa a trabalhar bem antes, porque vai organizar a chegada dos recenseadores.

As inscrições para os processos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT