Ibovespa opera em alta apesar de incertezas sobre a situação fiscal

O Ibovespa opera em firme alta nesta manhã, ampliando os ganhos gradualmente, em um momento de alívio pontual. Às 12h50, o índice subia 0,9%, aos 101.363 pontos, pouco após atingir as máximas do dia. O giro financeiro superou os R$ 9 bilhões.

Na semana, as perdas do Ibovespa chegam a cerca de 1%, resultado da pressão que os riscos fiscais trouxeram para a bolsa nos últimos dias. Para analistas, a alta de hoje não representa uma mudança de humor e não passa de uma reação mais positiva a notícias bastante pontuais que incentivam parte do mercado a comprar ativos de risco, incluindo a safra de balanços. O pano de fundo ainda são as discussões sobre as contas públicas.

"O principal risco ainda é de que a questão do teto de gastos seja um obstáculo para a recuperação econômica, mas algumas notícias positivas, como a queda na rejeição do presidente, ajuda a mitigar aquele clima ruim dos últimos dias. Hoje o mercado prefere ver o copo meio cheio", diz Márcio Loréga, analista da Ativa Investimentos. Para ele, após vários dias de maior pessimismo, a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro venha trilhando um caminho de reeleição traz a expectativa de que a agenda econômica de Paulo Guedes não apenas terá sucesso como será mantida nos próximos anos. A rejeição do presidente caiu 10% de acordo com a pesquisa Datafolha, melhor resultado até agora.

"Até que tenhamos notícias concretas de que a questão fiscal está sendo endereçada com certeza teremos volatilidade no mercado e isso vai ser um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT