Ibovespa opera em alta depois de ata do Copom e serviços

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, mesmo sem grande ajuda dos índices internacionais, que refletiam preocupações com a variante ômicron e aguardavam a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Localmente, agentes interpretavam a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e os dados de serviços para o mês de outubro.

Às 11h23, o principal índice nacional avançava 0,38%, aos 107.788 pontos, após máxima em 109.148 pontos.

Investidores locais operavam a ata da última reunião do Copom, divulgada hoje pelo Banco Central (BC). O comitê avaliou que “o ciclo de aperto monetário deverá ser mais contracionista do que o utilizado no cenário básico por todo o horizonte relevante”. Segundo ata da reunião mais recente do colegiado, divulgada nesta terça-feira, as projeções de inflação estão acima da meta para 2022 e ao redor da meta para 2023.

A comunicação foi novamente considerada pró-aperto monetário pelo mercado, seguindo a linha do comunicado da semana passada. Enquanto alguns analistas ouvidos pelo Valor ressaltam o compromisso do BC com o controle da inflação, outros se queixam que o timing para o aperto já havia passado e que o movimento pode trazer duros impactos à economia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o setor de serviços caiu 1,2% entre outubro e setembro, bem abaixo da mediana de baixa de 0,2% e no piso das projeções colhidas pelo Valor Data, que iam de queda de 1,2% a aumento de 0,5% no período.

"O resultado vem apenas confirmando nossa perspectiva ruim sobre a economia esse ano. A renda caiu e o crédito já cobra sua conta. Para 2022 a perspectiva é ainda pior, tendo em vista que o carryover diminui bastante. Não obstante, revisamos nosso PIB de 2022 de 0,5% para 0,3%", diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Ao mesmo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT