Ibovespa recua com pressão do mercado externo e PEC dos combustíveis

Após conseguir emendar três sessões consecutivas de alta, o Ibovespa abriu o pregão desta sexta-feira em queda, sem o apoio do mercado externo, que segue aguardando novidades sobre o aperto monetário nos Estados Unidos, e com investidores locais digerindo os primeiros passos da PEC dos combustíveis.

Às 10h30, o índice recuava 0,36%, aos 108.703 pontos, se afastando, segundo analistas gráficos, da importante resistência presente nos 109.400 pontos. A sessão deve ter mais volatilidade por conta do vencimento de opções de ações.

Mesmo com o novo dia de recuo dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano (Treasuries) de longo prazo, um movimento que ajudou a aliviar o mercado doméstico nos últimos dias, os ativos locais apresentavam sinal negativo pela manhã. Investidores repercutem a proposta de redução dos impostos sobre combustíveis e energia, o que confere um aumento na inclinação da curva de juros, na avaliação de analistas.

"Os mercados locais apresentaram evidente recuperação este começo de ano, no que vejo como um movimento claramente técnico. Ao que parece, o mercado está mais balanceado e o investidor estrangeiro está embarcando em ações cíclicas (commodities). No entanto, a pressão por mais gastos públicos, seja com reajuste ao funcionalismo ou com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT