Ibovespa sobe 2% na sexta e acumula alta em semana de volatilidade

Apesar de um solavanco durante a manhã, o Ibovespa conseguiu se manter em firme alta até o fim do pregão e fechou em forte valorização, com ajuda das ações com maior peso no índice. O alívio com o avanço da PEC Emergencial e o ambiente um pouco mais leve no exterior contribuíram para os ganhos do índice, que teve a Vale e siderúrgicas entre os destaques.

Após ajustes, o Ibovespa fechou em alta de 2,23%, aos 115.202 pontos. Com isso, garantiu ganho de 4,70% na primeira semana do mês de março, a despeito da grande volatilidade trazida pela apreensão em torno da situação fiscal e os momentos mais adversos do cenário externo. Hoje, o giro financeiro ficou em R$ 36,085 bilhões.

De forma mais geral, o mercado teve novo dia de alívio com a aprovação da PEC Emergencial que não sofreu um fatiamento nem tirou o Bolsa Família do Teto de Gastos - as duas principais preocupações dos investidores. Embora a medida tenha sido menos austera que muitos no mercado gostariam, ela preservou gatilhos para evitar um descontrole das contas públicas.

Com isso, ações que vinham sofrendo quedas mais fortes por causa da incerteza fiscal tiveram nova oportunidade de recuperar parte do terreno perdido. Esse é o caso dos bancos, que viram nova sessão de valorização, apesar de registarem perdas no ano. Hoje, Itaú Unibanco subiu 3,72%, enquanto Bradesco ON ganhou 5,48% e Bradesco PN teve alta de 4,73%.

Outro destaque entre as chamadas bluechips foram as ações da Vale - a ON...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT