Ibovespa sobe com percepção de novos estímulos à frente

Proposta de estímulos por bancos centrais e avaliação de impacto do coronavírus na economia são alguns dos elementos em consideração O Ibovespa ganhou fôlego na última hora e passa por um movimento de recuperação após as perdas acumuladas na semana passada. O impulso vem após diferentes bancos centrais indicarem que vão recorrer a medidas de estímulo monetário para mitigar os efeitos negativos do coronavírus. Além disso, analistas afirmam que, depois de baixas tão fortes, também é natural que o índice passe por uma recuperação técnica esperada.

Às 13h48, o Ibovespa avançava 1,88%, aos 106.126 pontos.

Na sexta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicou que o banco central americano está monitorando os desenvolvimentos e as implicações para a perspectiva econômica e de que o Fed irá agir apropriadamente para dar suporte à economia.

Investidores seguem preocupados, mas BCs geram alívio

Dólar tem leve alta ante tentativa de recuperação global

Se por um lado a redução dos juros nos Estados Unidos possa pressionar o câmbio no Brasil por estreitar a diferença de taxas entre Brasil e EUA, favorecendo uma economia desenvolvida e mais segura, o mercado vê com bons olhos os esforços para evitar perdas ainda maiores com a disseminação do vírus.

Além de Powell, o presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, divulgou declaração onde disse que irá se esforçar para fornecer "ampla liquidez" e garantir a estabilidade nos mercados financeiros por meio de operações de mercado apropriadas e de compra de ativos.

As ações ligadas a commodities e exportações são as que sentem esse clima um pouco mais positivo com mais força, trazendo uma recuperação que garante importante suporte ao Ibovespa no dia.

É o caso de Vale ON (3,36%), Usiminas PNA (2,20%), Gerdau PN (1,07%), Gerdau Metalúrgica PN (1,26%), CSN ON (5,10%), Petrobras (1,62% a ON e 2,33% a PN) e Azul PN (1,06%), todas em alta desde o início dos negócios.

Somente Petrobras e Vale representam, juntas, 17,9% do Ibovespa e cederam, respectivamente, 11,02% e 8,58% durante a semana passada. A recuperação também faz das duas as empresas mais negociadas de todo o mercado à vista nesta sessão.

No caso da mineradora, a alta é sustentada pelo avanço de 5,9% no preço do minério de ferro na China acompanhando a onda de otimismo do investidores após diferentes bancos centrais indicarem que vão recorrer a medidas de estímulo monetário para mitigar os efeitos negativos do coronavírus.

O...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT