Ibovespa sobe com percepção de novos estímulos à frente

O Ibovespa ganhou fôlego na última hora e passa por um movimento de recuperação após as perdas acumuladas na semana passada. O impulso vem após diferentes bancos centrais indicarem que vão recorrer a medidas de estímulo monetário para mitigar os efeitos negativos do coronavírus. Além disso, analistas afirmam que, depois de baixas tão fortes, também é natural que o índice passe por uma recuperação técnica esperada. Às 16h33, o Ibovespa avançava 1,84%, aos 106.088 pontos.

Na sexta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicou que o banco central americano está monitorando os desenvolvimentos e as implicações para a perspectiva econômica e de que o Fed irá agir apropriadamente para dar suporte à economia. O mercado vê com bons olhos os esforços para evitar perdas ainda maiores com a disseminação do vírus.

Além de Powell, o presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, divulgou declaração onde disse que irá se esforçar para fornecer “ampla liquidez” e garantir a estabilidade nos mercados financeiros por meio de operações de mercado apropriadas e de compra de ativos.

As ações ligadas a commodities e exportações são as que sentem esse clima um pouco mais positivo com mais força, trazendo uma recuperação que garante importante suporte ao Ibovespa no dia.

É o caso de Vale ON (3,36%), Usiminas PNA (2,20%), Gerdau PN (1,07%), Gerdau Metalúrgica PN (1,26%), CSN ON (5,10%), Petrobras (1,62% a ON e 2,33% a PN) e Azul PN (1,06%), todas em alta desde o início dos negócios.

Somente Petrobras e Vale representam, juntas, 17,9% do Ibovespa e cederam, respectivamente, 11,02% e 8,58% durante a semana passada. A recuperação também faz das duas as empresas mais negociadas de todo o mercado à vista nesta sessão.

No caso da mineradora, a alta é sustentada pelo avanço de 5,9% no preço do minério de ferro na China acompanhando a onda de otimismo do investidores após diferentes bancos centrais indicarem que vão recorrer a medidas de estímulo monetário para mitigar os efeitos negativos do coronavírus.

O petróleo é outra commodity beneficiada por essa expectativa e sobe também: mais cedo, o Brent tinha valorização de 1,91%, enquanto o WTI avançava 2,64%, o que beneficia os papéis da Petrobras.

Já as companhias aéreas passam por um movimento de recuperação após acumularem fortes perdas na semana passada diante dos temores causados pelo coronavírus. No mundo todo, empresas do setor sofreram com o cancelamento de viagens e especificamente no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT