Ibovespa tem alta firme com ajuda de Petrobras e bancos

O fluxo de recursos estrangeiros para a B3 em 2022, que alcançou R$ 22,96 bilhões na última terça-feira (25), segue ancorando o avanço do Ibovespa nos últimos pregões e nesta quinta-feira (27). Isso ocorre mesmo sem apoio claro dos mercados globais, que seguiam digerindo a prévia do PIB dos Estados Unidos para o quarto trimestre de 2021, a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) e, principalmente, a comunicação do BC americano sobre o inevitável movimento de aperto monetário que terá início nos próximos meses.

Às 10h45, o Ibovespa tinha alta de 1,18%, aos 112.604 pontos, tendo tocado os 112.850 pontos na abertura dos negócios. A alta é sustentada principalmente pelo avanço dos papéis da Petrobras e de bancos. No mesmo horário, o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,21%, enquanto os futuros do S&P 500 passavam a subir 0,41% e os da Nasdaq recuperavam 0,57%.

A postura mais “hawkish” (jargão do mercado para se referir à inclinação à alta de juros) do Fed pode continuar influenciando o comportamento dos ativos financeiros. Os investidores reagiram com tensão aos sinais conservadores da autoridade monetária, em especial, o fato de o presidente do BC dos EUA, Jerome Powell, não ter descartado alta de juros em todas as reuniões de 2022 e hesitar em dizer o ritmo da elevação da taxa dos Fed funds.

Powell também elevou o tom ao afirmar que a redução do balanço patrimonial (o chamado “quantitative tightening”) do BC dos EUA se dará de maneira mais rápida do que em outras ocasiões, em algum momento deste ano, fazendo o mercado se ajustar para um cenário de liquidez menor em breve.

"Mesmo assim, o Ibovespa continua subindo se desvinculando de seus pares no exterior. O movimento é sustentado por fluxo de investidores estrangeiros, que estão...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT