Identificando Grandes Ideias (Big Ideas)

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Regina Pentagna Petrillo
Páginas33-76
33
Capítulo 2
IDENTIFICANDO GRANDES IDEIAS (BIG IDEIAS)
2.1 Considerações Iniciais
Verificamos, acima, que as Grandes Ideias são
conceitos amplos que são explorados de várias maneiras e
são relevantes não só para a comunidade acadêmica, como
também para a sociedade em geral.22
22 Aqui estão algumas ideias para desenvolver e chegar a um
consenso sobre Grandes Ideias:
A paixão (ou preocupação) caminha. Faça com que todos os alunos
individualmente faç am uma lista de itens que sejam apaixonados (ou
preocupados). Decida com antecedência se faz mais sentido
concentrar-se em paixões ou preocupações e certifique-se de definir
estes termos antes da ativ idade. Uma vez que os alunos (e os leaners
seniores também devem participar) criem uma lista, faça com que eles
selecionem a principal paixão (ou preocupação). Depois trabalhe para
reduzi-la a uma palavra-chave (um momento ensinável sobre o qu e
são palavras-chave e como elas funcionam) e escreva-as em papel,
cartão ou um dispositivo, se todos os tiverem. Quando todos tiverem
selecionado sua(s) palavra(s) ch ave, faça com que andem pela sala
com as palavras visíveis e discutam as Ideias . Finalmen te, faça-o s
"aglomerarem-se" em torno de ideias partilhadas e veja se conseguem
chegar a acordo sobre uma palavra -chave que represente as suas
preocupações.
Ferramentas: papel, canetas.
Crie mapas mentais (ferramentas/apas) para ajudar a fazer
brainstorming, organizar, categorizar e até mesmo priorizar ideias e
como elas se conectam. Ter acesso a ferramentas como estas ajuda a
fornecer uma forma de avaliar e ajustar onde necessário. Em vez de
saltar para uma narrativa (in ício, meio e fim), os alunos podem o lhar
para a estrutura de qualquer projeto como este. Aqui está um exemplo
34
rápido de um plano básico para ajudar os alunos a fazer as perguntas
certas, gerar as atividades de orientação necessárias para responder às
perguntas.
Ferramentas: bubble.usFreeMind, XMind.
Ensaio Fotográfico - Pegue esses telefones, câmeras fotográficas, etc
e dê uma volta pela comunidade ou pela escola e tire fotos de
problemas e preocupações. Reveja e agrupe as fotos por Big Ideas
(por exemplo, poluição, lixo, grafite, trânsito). Esta atividade pode
criar um momento ensinável para o rec onhecimento de padrões e
diagramas de compreensão.
Ferramentas: Para apresen tações rápidas de slides para ajudar a
organizar e mostrar as imagens coletadas - você pode usar ap licativos
como Photos SlideShow para iOS, Quick, Google SlideShow,
FilmoraGo, PixGram.
Padrões, Metas, Objectivos Mapas de Palavras - Grandes Ideias
podem até ser en contrados nos documentos curriculares oficiais. Em
muitas escolas, os padr ões são a preocupação mais premente dos
alunos adultos. Portanto, peg ue todo o texto para uma área ou unidade
específica e crie um Word Map. Por exemplo, este é um Mapa de
Palavras do Colorado 8ª série Expectativ as para o n ível de graduação
em Ciências Físicas num relance. Parece que Energia e Mudança
podem ser grandes ideias interessantes a perseguir. Você também
pode misturar os padrões da área tetica e obter um mapa de
palavras interdisciplinar.
Ferramentas: wordle.net, wordclouds.com.
Big Idea Wall - mantenha um espaço na sala (ou na Internet) onde os
alunos possam colocar fotos, palavras, desenhos, letras, etc. que lhes
pareçam Grandes Ideias. Esta colecção pode ser minada durante todo
o ano para que as Grandes Ideias possam guiar as aulas, grupos ou
desafios individuais.
Ferramentas: Quadro de boletins, tachas, papel. Para coleções digitais
- blogs, DropBox, Google Drive, Oradores Convidados - trabalhar
com organizações locais ou com a cidade para falar com os alu nos
sobre questões e preocupações locais. A maio ria das cidades
identificou um conjunto de preocupações e metas de melhoria. Por
exemplo, uma escola trabalhou com a cid ade sobre a Grande Ideia do
Graffiti e, através do seu desafio , aprendeu sobre o governo da cidade,
leis e políticas, comportamento humano, arte, ciência e matemática,
enquanto desenvolvia soluções para apresentar aos funcionários da
cidade.
35
No site Challenge Based Learning encontra-se uma
biblioteca de recursos, incluindo ideias para desafios,
recursos específicos para as diferentes fases e etapas que
vai auxiliar o docente na condução da jornada do CBL.
Vejamos, abaixo, alguns exemplos de grandes ideias.23
2.2 Grande ideia: plástico
Vejamos a descrição do plástico como grande
ideia:24
O plástico é uma grande ideia
perfeita para iniciar seu CBL porque é
um tópico complexo que abrange
ciência, história, política, economia e
comportamento humano. Embora
estejamos aprendendo cada vez mais
que o plástico é prejudicial ao meio
ambiente e à nossa saúde, ele ainda é
onipresente na vida diária de quase
todas as pessoas. De computadores,
carros e embalagens leves que
possibilitaram a transferência segura
Ferramentas: Websites, e-mail, telefone
Ted Talks Keyword Search - O site Ted Talks
(https://www.ted.com/talks) inclui uma coleção de apresentações de
"especialistas em educação, negócios, ciência, tecnologia e
criatividade" Visite o site, selecione Tópicos > Ver Todos os Tópicos
e você pode explorar por Keyword. A extensa lista contém um tesouro
de Grandes I deias que estão ligadas a apresentações de especialistas.
Disponível em:
finding-big-ideas/> Acesso em: 03 fev. 2023.
23 Disponível em: rg> Acesso
em: 03 fev. 2023.
24 Ibid. (tradução livre).
36
de alimentos, os plásticos
beneficiaram nossas vidas diárias. O
plástico tornou nossas vidas melhores
e piores ao mesmo tempo. Muitos de
nós não pensamos duas vezes sobre a
quantidade de plástico que usamos,
direta e indiretamente. E, para aqueles
que veem o problema, há uma luta
para identificar maneiras
significativas de fazer a diferença.
Partindo do Desafio inicial:
Eliminar/Mitigar o impacto negativo
do plástico! Investigue profundamente
para entender o problema de uma
ampla gama de perspectivas.
Há uma necessidade desesperada de
pensamento criativo e inovador que
resulte em soluções locais e globais.
Refine o desafio para algo contextual
e acionável com base em suas novas
descobertas. Em seguida, comece a
pesquisar e pensar para desenvolver
soluções sustentáveis.
O plástico é uma grande ideia que
exigirá reflexão e aprendizado
profundos para encontrar soluções.
Então vamos começar, pois nossa
saúde e a saúde do nosso planeta
depende disso.
ENVOLVER
Grande Ideia: Plástico
Questão Essencial: Como eliminamos
o impacto nega tivo do plástico?
Desafio: Eliminar/Mitigar o impacto
negativo do plástico!
Perguntas orientadoras [...]
37
O que é plástico?
Quais são os ingredientes do plástico?
Onde encontramos plásticos em
nossas vidas diárias?
Quais são os problemas com o
plástico?
Quais são os benefícios do plástico?
Por que usamos tanto plástico?
Qual é a história do desenvolvimento
e uso do plástico?
Quais são os substitutos do plástico?
Onde vai parar o plástico usado?
Reciclar funciona? etc.25
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
[...]
Exemplo de atividades
Começando com os Recursos
Orientadores, abaixo, desenvolva uma
compreensão fundamental da ciência,
história, economia e política dos
Plásticos.
Evite tirar conclusões precipitadas e
apoiar apenas suas opiniões. Abrace a
complexidade e trabalhe para
desenvolver uma visão ampla da
Grande Ideia e do Desafio.
Complete um inventário pessoal de
onde você usa plástico em sua vida
diária. Usando seu inventário, explore
as opções possíveis para substituir o
plástico. Considere o que causa uma
25 Depois de fazer um brainstorming de todas as perguntas, organize-
as e priorize-as para se preparar para uma investigação eficiente e
eficaz.
38
barreira (hábito, falta de opções,
códigos de saúde, etc.)
Explore diferentes setores (tecnologia,
saúde, automotivo etc.) e aprenda
como e onde o plástico é usado.
Considere os custos e benefícios.
Acompanhe o ciclo de vida do
plástico desde os ingredientes
originais até o descarte. Identifique os
principais fabricantes de plástico e
descubra o que eles estão fazendo
para proteger as pessoas e o meio
ambiente.
Explore como o plástico é usado em
sua escola e identifique se existem
políticas ou planos para substituir,
reduzir ou reciclar. Pesquise a eficácia
da reciclagem em sua comunidade.
etc.
Recursos (exemplos)
História e futuro dos plásticos
https://www.sciencehistory.org/the-
history-and-future-of-plastics
Política e a crise do plástico: Uma
revisão ao longo do ciclo de vida do
plástico
https://wires.onlinelibrary.wiley.com/
doi/full/10.1002/wene.360
O problema do plástico
https://www.nationalgeographic.org/le
sson/plastic-problem/
Os problemas com plásticos
https://www.publichealthpost.org/rese
arch/problems-with-plastics/
Os benefícios do plástico
https://cei.org/studies/the-
39
immeasurable-benefits-of-plastics-to-
humanity/
A Nova Economia do Plástico
https://www3.weforum.org/docs/WEF
_The_New_Plastics_Economy.pdf
A reciclagem de plástico não funciona
https://www.theatlantic.com/ideas/arc
hive/2022/05/single-use-plastic-
chemical-recycling-disposal/661141/
Síntese
Usando os resultados da pesquisa de
suas pesquisas, desenvolva uma
síntese que demonstre uma
compreensão clara do desafio.
Protótipos de soluções
Usando sua síntese de pesquisa, crie
várias ideias para soluções e analise
cada uma delas para garantir que sua
pesquisa o apoie. Compartilhe os
protótipos com várias partes
interessadas e obtenha feedback.
Solução
Com o feedback das partes
interessadas desenvolver uma solução.
AGIR
Implementar desenvolva um plano
para implementar a solução junto aos
stakeholders e coletar dados sobre o
impacto.
Avaliar o uso de medidas
quantitativas e qualitativas determina
se a solução é válida e o que pode ser
melhorado.
40
REFLETIR, DOCUMENTAR E
COMPARTILHAR
Ao longo da experiência levar tempo
para documentar os acontecimentos e
refletir sobre o que está acontecendo
para construir sobre o conhecimento
prévio e identificar as perguntas
futuras.
2.3 Grande ideia: justiça ambiental
Vejamos, abaixo, outro exemplo de grande ideia na
esfera da justiça ambiental.26
ENVOLVER
[...]
Grande ideia: Justiça Ambiental
Questão Essencial: Como podemos
garantir que todos tenham acesso a
um ambiente sa udável para viver,
aprender e trabalhar ?
Desafio: Criar um mundo melhor por
meio da justiça ambiental e
compartilhá-lo com o mundo.
INVESTIGAR
Perguntas orientadoras
O que é justiça ambiental?
Como as questões ambientais
impactam desproporcionalmente as
comunidades com alta pobreza?
26 Disponível em: Acesso
em: 03 fev. 2023. (tradução livre).
41
Que injustiças ambientais existem na
minha comunidade?
Existem organizações com as quais
posso trabalhar em minha
comunidade?
Como garantimos que todos tenham
voz na conversa?
Como a justiça ambiental melhora o
mundo? etc. [...]
Exemplo de atividades
Faça uma pesquisa documental para
saber mais sobre a Justiça Ambiental
e as organizações atualmente
envolvidas no movimento. Reúna-se
com conservacionistas e ativistas
locais para saber mais sobre questões
específicas em sua comunidade. Dê
um passeio pela sua comunidade e tire
fotos de questões ambientais e, em
seguida, conecte suas imagens aos
mapas e estatísticas da comunidade.
[...]
Síntese
Usando os resultados da pesquisa de
suas investigações desenvolver uma
síntese que demonstra uma
compreensão clara do desafio.
AGIR
Protótipos de soluções usando sua
síntese de pesquisa, crie várias ideias
para soluções e analise cada uma
delas para garantir que sua pesquisa o
apoie. Compartilhe os protótipos com
várias partes interessadas e obtenha
feedback.
42
Solução com o feedback das partes
interessadas desenvolver uma solução
que tem o maior potencial para o
sucesso.
Implementar desenvolva um plano
para implementar a solução junto aos
stakeholders e coletar dados sobre o
impacto.
Avaliar o uso de medidas
quantitativas e qualitativas determina
se a solução é válida e o que pode ser
melhorado.
REFLETIR, DOCUMENTAR E
COMPARTILHAR
Ao longo da experiência levar tempo
para documentar os acontecimentos e
refletir sobre o que está acontecendo
para construir sobre o conhecimento
prévio e identificar as perguntas
futuras.
2.4 Grande ideia: gênero
Vejamos, abaixo, mais uma grande ideia a partir da
discussão de gênero.27
[...]
ENVOLVER
Grande ideia: Gênero
Pergunta essencial: Como criamos um
mundo mais igualitário?
27 Disponível em: Acesso
em: 03 fev. 2023. (tradução livre).
43
Desafio: Desafie a desigualdade de
gênero e o preconceito!
INVESTIGAR
Perguntas orientadoras
O que é igualdade de gênero e por que
ela é importante?
O que é identidade de gênero e por
que ela é importante?
Como podemos respeitar a identidade
de gênero de alguém?
O que significa empoderar mulheres e
meninas?
Por que é importante empoderar
mulheres e meninas?
Quais são as maneiras pelas quais
podemos empoderar mulheres e
meninas?
O que significa ser mulher em sua
cultura e país?
Que desafios (ou privilégios) as
mulheres enfrentam de forma
estereotipada, com base em seu
gênero? etc.
[...] Exemplo de atividades
Entreviste mulheres em sua família e
comunidade de diferentes gerações;
Pesquise os conceitos de gênero,
igualdade e empoderamento;
Explore a história das mulheres em
sua comunidade;
Comemore as conquistas das
mulheres em sua comunidade;
Explore as definições de desigualdade
e participação de mulheres em
eventos de liderança etc.
44
Recursos
Kit de ferramentas para professores
do Dia Internacional da Mulher
Recursos educacionais
Recursos da ONU Mulheres
Síntese
Usando os resultados da pesquisa de
suas investigações desenvolver uma
síntese que demonstra uma
compreensão clara do desafio.
AGIR
Protótipos de soluções usando sua
síntese de pesquisa, crie várias ideias
para soluções e analise cada uma
delas para garantir que sua pesquisa o
apoie. Compartilhe os protótipos com
várias partes interessadas e obtenha
feedback.
Solução com o feedback das partes
interessadas desenvolver uma solução
que tem o maior potencial para o
sucesso.
Implementar desenvolva um plano
para implementar a solução junto aos
stakeholders e coletar dados sobre o
impacto.
Avaliar o uso de medidas
quantitativas e qualitativas determina
se a solução é válida e o que pode ser
melhorado.
REFLETIR, DOCUMENTAR E
COMPARTILHAR
Ao longo da experiência levar tempo
para documentar os acontecimentos e
refletir sobre o que está acontecendo
45
para construir sobre o conhecimento
prévio e identificar as perguntas
futuras.
2.5 Grande ideia: gratidão28
Grande ideia: Gratidão
Pergunta Essencial: Como
mostramos gratidão às pessoas nas
nossas vidas?
Desafio: Demonstrar Gratidão!
Perguntas orientadoras de amostra
1. O que é gratidão?
2. Qual é o oposto de gratidão?
3. Porquê mostrar gratidão?
4. De quem me preocupo?
5. Quem quer saber de mim?
6. Como é que eles demonstram
carinho?
7. Existe uma ciência de gratidão?
8. O que acontece quando mostramos
gratidão?
9. Onde vemos exemplos de
gratidão?
10. etc. .
Exemplos de atividades de
orientação
1. Procure a definição de gratidão e
traduza-a para uma linguagem que
você compreenda.
2. Pesquisar o impacto social da
gratidão e o custo da ingratidão.
3. Criar uma escala de gratidão
28 Disponível em:
/big-idea-gratitude/> Acesso em: 03 fev. 2023.
46
4. Crie um mapa de todos os seus
amigos e familiares e descreva como
se preocupam uns com os outros.
5. Descreva (palavras, arte, música)
como é a gratidão.
6. Mantenha um diário de suas
interações diárias e onde você veja
gratidão.
7. Pesquisar a ciência da gratidão
8. Explore a gratidão na literatura.
9. etc . . .
Exemplos de Recursos de
Orientação
1. Ser grato está além dos bons
modos: Gratidão e motivação para
contribuir com a sociedade entre os
adolescentes precoces.
2. Como Fomentar a Gratidão nas
Escolas
3. Mapa Mundial de Gratidão
4. TedTalk O Que Ser Feliz? Seja
Grato Irmão David Steindl-Rast
5. Gratidão na Literatura
6. etc . . .
[...]
AGIR
[...]
47
2.6 Grande ideia: Equidade e Igualdade
(Inequidade ou Desigualdade)29
Grande ideia: Equidade e Igualdade
(Inequidade ou Desigualdade)
Exemplos de Desafios: Aumentar a
equidade (Igualdade) ou reduzir a
desigualdade (Desigualdade)
Exemplos de Objetivos de
Aprendizagem:
Os alunos serão capazes de o fazer:
1. distinguir entre equidade,
iniquidade, igualdade, desigualdade,
equidade e injustiça
2. explicar a importância destas
ideias em relação aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável das
Nações Unidas
3. Explore as questões através das
lentes da equidade, desigualdade,
igualdade, desigualdade, justiça e
injustiça antes de formar opiniões ou
tomar decisões.
4. Identificar, aprender sobre, e agir
sobre oportunidades para aumentar a
equidade ou reduzir as desigualdades
na sua comunidade local ou no
mundo.
5. Trabalhar de forma colaborativa e
demonstrar empatia
6. Explicar os diferentes significados
e estabelecer conexões entre o uso da
equidade, da desigualdade, da
29 Disponível em:
/big-idea-inequity-inequality> Acesso em: 03 fev. 2023.
48
igualdade e da desigualdade, em
diferentes áreas de conteúdo/assunto.
7. Identificar e explicar o impacto da
equidade, da desigualdade, da
igualdade, da desigualdade, da justiça
e da injustiça em populações
específicas historicamente e
atualmente.
Exemplos de perguntas
orientadoras:
1. O que é equidade, igualdade,
iniquidade e desigualdade?
2. Por que a equidade é importante?
3. A equidade é possível?
4. É possível a igualdade
5. Qual é a diferença entre equidade e
igualdade?
6. Como é interpretada a equidade
em diferentes contextos?
7. Qual é a relação entre equidade e
iniquidade?
8. Qual é o papel da história ao
considerar a equidade?
9. Qual é o papel da geografia e dos
recursos ao explorar a equidade?
10. Que papel desempenha a raça, a
etnia e a religião na conversa sobre
equidade?
11. Como é que é a equidade?
12. Que aspecto tem a injustiça?
13. Como é que eu experimento
equidade? Inequidade?
14. Que papel desempenha a empatia
na equidade?
15. Como é que as diferentes áreas
temáticas abordam a equidade e a
igualdade?
49
16. Qual é a relação entre justiça,
equidade e igualdade?
Exemplos de Atividades e Recursos
Orientadores
1. Explorar e comparar as definições
de equidade, iniquidade, igualdade,
desigualdade, equidade e injustiça
2. Pesquisar e estudar vários
cronogramas relativos à equidade e
igualdade (por
exemplo http://civilrights.findlaw.com
/civil-rights-overview/civil-rights-
timeline-of-
events.html, https://www.cfr.org/blog/
global-progress-toward-gender-
equality-timeline.
3. Rever os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável das
Nações Unidas para a forma como a
equidade e a igualdade são abordadas
e as questões que suscitam
preocupação.
4. Fazer com que os alunos escrevam,
contem ou ilustrem histórias sobre
experiências com equidade e
desigualdade, ajudá-los a distinguir
entre igualdade e desigualdade
5. Analisar as regras, políticas e
procedimentos escolares e determinar
se eles se baseiam na equidade,
igualdade ou justiça.
6. Compare a forma como a equidade
e a igualdade são apresentadas em
todas as áreas temáticas.
7. Procure e visite organizações
locais focadas em equidade e
igualdade e conheça as suas
atividades.
50
8. Organizar um debate sobre
equidade e igualdade.
[...]
AGIR
[...]
2.7 Grande ideia: Comunidade30
Grande ideia: Comunidade
Pergunta Essencial: Como podemos
usar a codificação para melhorar a
nossa comunidade e aprender o
conteúdo da área temática?
Desafio: Desenvolva um aplicativo
que ajude a sua comunidade!
Exemplos de perguntas
orientadoras:
1. Quais são os problemas na sua
comunidade?
2. O que sabemos sobre estas
questões?
3. Como é que estas questões estão
relacionadas com o conteúdo da
disciplina que estamos a aprender na
escola?
4. Quem está atualmente a tentar
resolver estes problemas?
5. Que processo podemos usar para
gerir o processo?
6. Como a tecnologia pode ajudar?
7. Onde podemos aprender a
codificar?
30 Disponível em:
/big-idea-coding> Acesso em: 03 fev. 2023.
51
8. etc.
Exemplos de Atividades e Recursos
Orientadores:
1. Entrevistar membros da
comunidade e funcionários. Explore a
sua comunidade.
2. Explore o Guia do Usuário CBL.
3. Rever os padrões da área temática
e alinhá-los com as perguntas
orientadoras.
4. Explore os recursos disponíveis
para a aprendizagem Swift, por
exemplo - Código Didático da Apple
Education.
5. etc.
Outro exemplo:
Grande ideia: Comunidade
Pergunta Essencial: Como podemos
tornar a nossa comunidade local mais
habitável?
Desafio: Reduzir a Peste Urbana!
*Urban Blight - Decadência urbana
que consiste na deterioração de parte
de uma cidade ou vila devido ao
envelhecimento, negligência e falta de
apoio financeiro para manutenção.
(http://www.yourdictionary.com/urba
n-blight#8hMyfez50AiSvoK4.99)
Motivação
Enquanto os estudantes caminhavam
pela vizinhança, notaram que havia
uma abundância de graffitis, carros
abandonados, lixo, animais errantes,
janelas quebradas, etc. Como parte de
sua classe governamental, eles
52
começaram a discutir porque isso
ocorreu e como isso poderia ser
mudado. Nas discussões, a ideia
inicial era criar uma campanha de
marketing incluindo anúncios de
serviço público para parar o
comportamento. Mas, em vez de
desenvolver imediatamente soluções,
eles decidiram recuar e usar o
Aprendizado Baseado em Desafios
para aprender mais sobre os
problemas.
Processo e conclusões
Depois de fazer muitas perguntas
orientadoras, respondendo-as através
de extensa pesquisa, alinhando a
aprendizagem com as ciências sociais
e outros padrões de conteúdo (para
que ainda pudessem passar no teste),
os alunos fizeram algumas
descobertas significativas:
1. razões históricas e políticas
pelas quais certos bairros têm estes
problemas.
2. O comportamento é difícil de
mudar.
3. As prefeituras estão
sobrecarregadas e com pouco pessoal.
4. O sistema de comunicação destas
questões é desajeitado e ineficaz,
resultando em pessoas que
simplesmente ignoram os problemas.
5. Relatórios rápidos, remoção e
reparos resultam na diminuição de
incidentes.
53
Soluções
Depois de analisar a pesquisa, os
alunos perceberam que este era um
problema comportamental, político e
organizacional, mas eles tinham a
melhor chance de fazer a diferença
com uma solução estrutural. Então
eles desenvolveram a ideia de um
aplicativo onde os usuários tiram uma
foto do problema, o aplicativo o
identifica com um local e o envia
diretamente para a agência apropriada.
O aplicativo resultou em tempos de
resposta mais rápidos e na eliminação
dos problemas. Esses aplicativos
agora são encontrados em cidades de
todo o mundo.
2.8 Grande ideia: Resiliência31
Grande ideia: Resiliência
Pergunta Essencial: Como podemos
ajudar as comunidades quando elas
experimentam um desastre?
Desafio: Ajude uma comunidade a se
recuperar de um desastre!
Investigar
Perguntas orientadoras de amostra
Estas são apenas perguntas de
exemplo que encorajamos você a
fazer tantas perguntas pessoais e
contextuais quanto possível.
31 Disponível em:
/big-idea-resilience> Acesso em: 03 fev. 2023.
54
1. Quem decide o que se chama um
desastre?
2. Quais são as causas dos desastres?
3. Quem é mais impactado pelos
desastres?
4. Como eles são impactados?
5. Quem está actualmente a ajudar?
6. Quem está a organizar a ajuda?
7. Onde podemos encontrar a melhor
informação?
8. Onde há lacunas?
9. O que pode ser aprendido com os
esforços de recuperação passados?
10. Qual é a melhor coisa que
podemos fazer para ajudar?
11. Como é que descobrimos quem
precisa de ajuda?
12. Qual é a ciência por detrás do
desastre?
13. O que acontece depois dos
esforços iniciais para ajudar?
14. Que problemas de longa duração
geralmente ocorrem após um desastre.
15. Existem locais específicos onde as
catástrofes são mais prováveis?
16. etc.
* Uma vez que você brainstorm todas
as perguntas organizá-los e priorizá-
los.
Orientando atividades e recursos
Exemplo de atividades
1. Explore a ciência por trás dos
desastres.
2. Explore a geografia dos desastres.
3. Explore a política dos desastres.
4. Rever o impacto e a resposta a
desastres históricos.
55
5. Aprenda sobre histórias específicas
de resiliência e identifique
características comuns.
6. Contacte as autoridades
governamentais locais para conhecer
os planos de desastres.
7. Etc.
Recursos de exemplo
1. Pósteres Naturais - National
Geographic
2. Conheça os Fatos, Seja Poderoso!
3. Catástrofes Naturais - Live Science
4. A Tempestade Perfeita: Política de
Gestão de Desastres
5. Etc.
[...]
AGIR
[...]
2.9 Grande ideia: Bullying32
ENVOLVER
Grande ideia: Bullying
Pergunta essencial: Porque é que o
bullying ocorre e o que podemos fazer
em relação a isso?
Desafio: Compreender e eliminar o
bullying!
Perguntas orientadoras
1. Quais o as definições de
bullying?
2. Qual é o oposto de bullying?
3. Existem definições diferentes?
32 Disponível em:
/big-idea-bullying> Acesso em: 03 fev. 2023.
56
4. Estamos de acordo com as
definições?
5. Qual é a nossa definição?
6. Porque é que o bullying é um
problema?
7. Porque é que as pessoas se tornam
valentões?
8. Se eu não estou intimidado, por
que deveria estar preocupado?
9. Quem está a ser intimidado?
10. Como podemos detectar o
bullying?
11. O que sabemos nós sobre
bullying?
12. Como é que é o bullying?
13. Que condições criam a
oportunidade para o bullying?
14. Qual é a psicologia do bullying?
15. Os valentões sabem que são
valentões?
16. Existem idades ou níveis de notas
específicos em que o bullying pode
ser melhor abordado?
17. Que habilidades você precisa para
impedir que as pessoas sejam
intimidadas?
18. Existem programas que tenham
sucesso em parar com o bullying?
19. Quais são as qualidades destes
programas?
20. O que é que a ciência nos pode
dizer sobre o bullying?
21. O que a história nos pode dizer
sobre o bullying?
22. O que a matemática pode nos dizer
sobre o bullying?
23. O que é que a literatura nos pode
dizer sobre o bullying?
57
24. Etc.
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
[...]
Exemplo de atividades
1. Rever as definições de bullying,
bullies e bullied e desenvolver um
consenso sobre o vocabulário
2. Crie uma imagem de como é o
bullying
3. Criar uma imagem do oposto de
bullying.
4. Rever as atuais políticas sobre
bullying
5. Determinar quando e onde o
bullying tende a ocorrer.
6. Determine os fatores comuns em
incidentes de bullying no seu contexto
específico.
7. Identificar porque as pessoas não
intervêm quando veem bullying.
8. Entenda como o bullying é
detectado no seu contexto
9. Explore o bullying e conceitos
relacionados através das lentes de
diferentes áreas de conteúdo.
10. Reveja as pesquisas sobre
programas anti-bullying para ver o
que funciona e o que não funciona.
11. Entre em contato com uma
variedade de organizações para lidar
com o bullying
12. Etc.
Recursos de exemplo
1. https://us.ditchthelabel.org/researc
h-papers/
58
2. https://www.ditchthelabel.org/rese
arch-papers/the-annual-bullying-
survey-2016/
3. https://www.childrenssafetynetwor
k.org/webinar/consequences-bullying
4. http://newsroom.ucla.edu/stories/b
ullying-jaana-juvonen-233108
5. http://users.uoa.gr/~skodell/assets/
courses/02/Hong_and_Espelage_2012
.pdf
[...]
AGIR
[...]
2.10 Grande ideia: Colaboração33
ENVOLVER
Grande ideia: Colaboração
Pergunta Essencial: Como
construímos e mantemos uma
colaboração eficaz?
Desafio: Solucione um problema
através da colaboração!
Perguntas orientadoras de amostra
1. O que é a colaboração?
2. Qual é a diferença entre coordenar,
cooperar e colaborar?
3. Por que devemos colaborar?
4. Por que é difícil colaborar?
5. Qual é o papel da colaboração na
aprendizagem?
6. Qual é o papel da colaboração no
local de trabalho?
33 Disponível em:
/big-idea-collaboration> Acesso em: 03 fev. 2023.
59
7. Qual é o papel do indivíduo na
colaboração?
8. O que é necessário para uma
colaboração bem sucedida?
9. O que inibe a colaboração?
10. Qual é o papel da tecnologia na
colaboração?
11. A colaboração e a concorrência
são mutuamente exclusivas?
12. O que nos diz a ciência sobre a
colaboração?
13. O que a história nos diz sobre a
colaboração?
14. Pode haver demasiada
colaboração?
15. Etc.
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
[...]
Exemplo de atividades
1. Explore a definição de
colaboração.
2. Explorar as semelhanças e
diferenças entre colaboração,
cooperação, coordenação e trabalho
em equipe
3. Refletir sobre projetos de
colaboração passados e
4. Identificar comportamentos que
apoiaram a colaboração
5. Identificar os fatores que inibiram
a colaboração.
6. Pesquisar a psicologia da
colaboração
7. Explore o significado da
colaboração na ciência
60
8. Explore a literatura sobre
aprendizagem colaborativa e
cooperativa
9. Etc.
Recursos de exemplo
1. As Crianças Devem Ser Ensinadas
a Colaborar, Estudos Dizem
2. O Poder da Colaboração
3. Habilidades de Colaboração
4. Sobrecarga colaborativa
5. Etc.
Síntese
Usando os resultados da pesquisa de
suas investigações desenvolver uma
síntese que demonstra uma
compreensão clara do desafio.
Protótipos de soluções usando sua
síntese de pesquisa, crie várias ideias
para soluções e analise cada uma
delas para garantir que sua pesquisa o
apoie. Compartilhe os protótipos com
várias partes interessadas e obtenha
feedback.
Solução com o feedback das partes
interessadas desenvolver uma solução
que tem o maior potencial para o
sucesso.
AGIR
Implementar desenvolva um plano
para implementar a solução junto aos
stakeholders e coletar dados sobre o
impacto.
Avaliar o uso de medidas
quantitativas e qualitativas determina
se a solução é válida e o que pode ser
melhorado.
61
REFLETIR, DOCUMENTAR E
COMPARTILHAR
Ao longo da experiência levar tempo
para documentar os acontecimentos e
refletir sobre o que está acontecendo
para construir sobre o conhecimento
prévio e identificar as perguntas
futuras.
2.11 Grande ideia: Dados34
ENVOLVER
Grande ideia: Dados
Pergunta essencial: Como podemos
efetivamente usar os dados para tornar
o mundo melhor?
Desafio: Use os dados para melhorar
as nossas comunidades!
Perguntas orientadoras de amostra
1. O que são dados?
2. Por que é importante recolher
dados?
3. Quem são os guardiões dos dados?
4. Quem analisa os dados?
5. Como são recolhidos os dados?
6. Como os dados são organizados?
7. Como se acede aos dados?
8. Como são apresentados os dados?
9. Que dados me afetam diretamente?
10. Qual o impacto dos dados na
minha escola?
11. Qual é o papel da privacidade?
34 Disponível em:
/big-idea-data> Acesso em: 03 fev. 2023.
62
12. O que faz bons dados?
13. O que é um algoritmo?
14. Como os algoritmos influenciam a
tomada de decisões e as políticas?
15. Quais são alguns exemplos de uso
positivo de dados?
16. Quais são alguns exemplos de uso
negativo de dados?
17. Quem recolhe dados na minha
escola e comunidade?
18. Para que são usados estes dados?
19. Podemos ter acesso aos dados?
20. O que é pesquisa de ação?
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
Exemplo de atividades
1. Explore as várias definições de
dados.
2. Investigar como os dados são
definidos e aplicados em diferentes
campos (Matemática, Ciências,
Ciências Sociais, Desporto, Artes).
3. Escolha uma área pessoal de
interesse e considere o papel dos
dados.
4. Mantenha um diário dos seus
encontros com dados diariamente.
5. Entrevistar funcionários da escola
para aprender sobre os dados mais
importantes na escola e o que os torna
importantes.
6. Descubra os tipos de dados
utilizados para definir o seu bairro.
7. Convide um político local ou líder
comunitário para falar com a sua
turma sobre como eles utilizam os
dados.
63
8. Explore como os dados são usados
para tomar decisões na ciência.
9. Saiba como os dados são coletados
em ciências sociais.
10. Investigue como os dados são
analisados e visualizados em
matemática e informática.
11. Explore como os dados são usados
na literatura e nas artes plásticas.
12. Explore diferentes carreiras que
estão ligadas ao uso de dados.
13. Discuta como os dados são
utilizados para avaliar o seu
desempenho como aluno.
14. Etc.
Recursos de exemplo
1. Spotify Insights - Spotify Insights
fornece artigos oportunos e baseados
em dados sobre como as pessoas
experimentam a música para
jornalistas, entusiastas da música,
estudantes e outras festas curiosas.
2. Lista de reprodução de dados do
Ted Talk- Uma coleção de TED Talks
(e mais) sobre o tópico de dados.
3. Como o Cidadão Cientista de
Dados Democratizará Grandes Dados-
A explorar o seu papel como cientista
de dados.
4. Conjuntos de Dados Públicos dos
Serviços Web da Amazon-
Anteriormente, grandes conjuntos de
dados, como imagens de satélite ou
dados genómicos, exigiam horas ou
dias para localizar, descarregar,
personalizar e analisar. Quando os
dados são disponibilizados
64
publicamente no AWS, qualquer
pessoa pode analisar qualquer volume
de dados sem necessidade de
descarregar ou armazenar eles
próprios.
5. FactFinder Americano- O
American FactFinder fornece acesso a
dados sobre os Estados Unidos, Porto
Rico e as áreas das ilhas. Os dados no
FactFinder americano são
provenientes de vários censos e
pesquisas.
6. Dados de Saúde Comunitária do
CDC- As análises de dados e
indicadores fornecem informações
descritivas sobre características
demográficas e socioeconômicas;
podem ser usadas para monitorar o
progresso e determinar se as ações
têm o efeito desejado. Também
caracterizam partes importantes do
estado de saúde e determinantes da
saúde, como comportamento,
ambientes sociais e físicos, e uso dos
cuidados de saúde.
7. Dados Abertos do Banco Mundial-
Acesso livre e gratuito aos dados de
desenvolvimento global
8. Campanha de Qualidade de Dados-
Por que Dados de Educação?
[...]
AGIR
[...]
65
2.12 Grande ideia: Empatia35
ENVOLVER
Grande ideia: Empatia
Pergunta essencial: Como
construímos empatia na nossa
comunidade?
Desafio: Crie uma cultura de empatia!
Perguntas orientadoras
1. O que é empatia?
2. Qual é a diferença entre empatia,
piedade, simpatia e compaixão?
3. A empatia é sempre uma coisa
boa?
4. Como se constrói uma cultura de
empatia?
5. Como tornamos a empatia
sustentável?
6. Por que a empatia é importante?
7. Por que é que as pessoas não têm
empatia?
8. Como é que é a empatia?
9. Como é que aprendemos empatia?
10. Como é que sentimos empatia?
11. O que é que a empatia tem a ver
com a escola?
12. O que a empatia tem a ver com a
obtenção de um emprego?
13. O que a empatia tem a ver com
matemática, ciência, estudos sociais e
artes da linguagem?
14. Como podemos praticar a empatia?
15. E se todos demonstrassem
empatia?
35 Disponível em:
/big-idea-empathy> Acesso em: 03 fev. 2023.
66
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
Exemplo de atividades
1. Defina seus termos (empatia,
piedade, simpatia e compaixão).
2. Crie um diagrama Venn que
mostra onde há sobreposição entre os
termos.
3. Vá em busca de empatia e registre
exemplos ao longo do dia.
4. Escreva uma história sobre quando
você sentiu empatia por alguém ou
alguma coisa.
5. Identificar ações que demonstrem
empatia e as pratiquem.
6. Leia sobre os potenciais
inconvenientes da empatia.
7. Ouça um Ted Talk sobre empatia e
discuta, divida-os e aprenda sobre
todos eles.
8. Aprenda sobre o conceito de
empatia histórica.
9. Crie um debate e discuta todas as
perspectivas.
Recursos de exemplo
1. Os Limites da Empatia
2. A Ciência da Empatia
3. O Bom e o Mau da Empatia
4. Uma Breve História de Empatia
5. 27 Ted Talks relacionados com
empatia
[...]
AGIR
[...]
67
2.13 Grande ideia: Saúde36
ENVOLVER
Grande Ideia: Saúde
Questão Essencial: Como
desenvolvemos um estilo de vida
saudável? Desafio: Ser Saudável!
Perguntas orientadoras
O que significa ser saudável?
O que precisamos fazer para sermos
saudáveis?
Por que devo cuidar da minha saúde?
Quais são as barreiras para ser
saudável?
Quais comportamentos impactam
positiva e negativamente nossa saúde?
Por que a nutrição é importante?
O que é nutrão?
Como a genética afeta a saúde
pessoal?
O exercício melhora a nossa saúde?
Como e por quê?
Qual é a ciência por trás de ser
saudável?
Quais são as consequências a longo
prazo de não ser saudável?
Quais são os hábitos das pessoas
saudáveis?
Quem é responsável pela saúde
pública?
Quais são os problemas de saúde
locais e globais?
36 Disponível em:
/big-idea-healthy> Acesso em: 03 fev. 2023.
68
Qual é o papel das calorias nas
relações com a saúde?
Qual a relação entre sono e saúde?
Por que é difícil conseguir comida
saudável em certas áreas?
O que é um deserto alimentar?
Exemplo de atividades
Compare e contraste diferentes
definições de saúde. Desenvolva uma
definição pessoal para o que significa
ser saudável. Convide um profissional
de saúde para falar sobre nutrição e
exercícios. Mantenha um diário
nutricional e acompanhe o que você
come e bebe por uma semana.
Mantenha um diário para acompanhar
quanto exercício você faz em uma
semana. Mantenha um diário para
registrar o quanto você dorme em uma
semana. Agregue a data da aula e
desenvolva um gráfico dos padrões de
sono de sua turma. Pesquise como a
definição de saúde mudou ao longo do
tempo Identifique uma moda
passageira sobre saúde e pesquise a
validade Identifique a pessoa
responsável pela nutrição na sua
escola e entreviste-a. etc.
Recursos
Cronometer - Acompanhe seus dados
de nutrição, condicionamento físico e
saúde
Nutrição: mantendo um diário
alimentar Sono e saúde Diretrizes
Dietéticas 2015 2020
69
Resumo Executivo Alimentos e Dieta
Encontrar e avaliar recursos on-line
sobre saúde Ted Talks on Health
Uma coleção de TED Talks (e mais).
[...]
AGIR
[...]
2.14 Grande ideia: Justiça37
ENVOLVER
Grande ideia: Justiça
Pergunta Essencial: Como
promovemos uma sociedade justa e
imparcial?
Desafio: Combater a Injustiça! ou
Advogado pela Justiça!
Perguntas orientadoras de amostra
1. O que é a Justiça?
2. Por que a justiça é importante?
3. Quais são as raízes históricas da
justiça?
4. O que é justiça social?
5. A justiça é sempre boa?
6. Qual é a relação entre justiça e
cidadania?
7. Como difere a justiça entre países
e culturas?
8. Quem decide o que é justo e
injusto?
9. O que significa ser imparcial e
justo?
37 Disponível em:
/big-idea-justice> Acesso em: 03 fev. 2023.
70
10. Quais são os exemplos de justiça e
injustiça?
11. Como decidimos o que é certo e o
que é errado?
12. Qual é o papel das leis?
13. Como é que o sistema de justiça
tem um impacto diferente nas
pessoas?
14. Qual é a ligação entre ética e
justiça?
15. O que é justiça criminal?
16. Etc.
INVESTIGAR
Orientando atividades e recursos
Exemplo de atividades
1. Desenvolver definições de acções
para os termos chave - justiça,
equidade, imparcialidade, ética,
cidadania
2. Explorar o livre Curso de Harvard
sobre Justiça através da EDX
3. Explore as Ted Talks na playlist da
Justiça e identifique temas comuns.
4. Investigue o sistema de justiça
(formal e informal) na sua
comunidade. Convide representantes
para se encontrarem e discutirem as
suas funções.
5. Explore os conceitos de justiça e
justiça através das lentes do clima,
recursos, economia, saúde e outros
eventos atuais.
6. Explore como os conceitos de
justiça mudam ao longo do tempo e
como eles impactam diferentes
pessoas criando uma linha do tempo
71
de justiça. Considere quais fatores
causam mudanças na definição.
7. Identificar e acompanhar grupos
locais envolvidos com a justiça
(formal e informal) nas redes sociais e
comparar as perspectivas.
8. Etc.
Recursos de exemplo
1. Uma coleção de Recursos para o
Ensino da Justiça Social
2. Normas de Justiça Social
3. Histórias de Liberdade e Justiça:
Recursos de Aprendizagem
4. Mulheres e Justiça
5. The Pursuit of Justice - Ted Talk
Playlist
6. Usando Fotografias para Ensinar
Justiça Social
7. Ensinar sobre justiça, direitos e
responsabilidades - Canadá
8. Etc.
[...]
AGIR
[...]
2.15 Grande ideia: Cárie dentária38
Vejamos, abaixo, um exemplo do CBL na esfera
da educação odontológica:
38 Disponível em:
Based Learning in Dental Education (mdpi.com)> Acesso em: 03 fev.
2023.
72
Grande ideia: cárie dentária
Questões essenciais: O que é uma
vida saudável sem cárie?
Desafio: Prevenção da cárie
Grande ideia
Suponha que a equipe comece com
um tópico, 'cárie dentária', que tem
amplo significado e importância para
dentistas, pacientes, educadores
odontológicos, estudantes, partes
interessadas e sociedade.
Questões essenciais
Após o desenvolvimento de um tema,
a equipe apresentará algumas questões
essenciais que refletem o interesse
pelo aprendizado e as necessidades da
sociedade. As questões serão
desenvolvidas pelos alunosAs
ideias irão definir os tópicos de
acordo com a etiologia, prevenção e
gestão da cárie dentária e as
consequências e impactos sociais,
incluindo na saúde geral e na
economia, causados pela cárie.
Como a pergunta enfatiza o resultado
da aprendizagem?
Dependendo das perguntas
desenvolvidas, os alunos começarão a
pensar. Irão ao facilitador, aos
stakeholders ou ao público,
envolvendo elementos internos e
externos da equipa para desenvolver
orientações e soluções.
73
O tema ‘cárie dentária’ pode ser
formulado com a pergunta essencial:
O que é uma vida saudável sem cárie?
Desafio
Para cada pergunta essencial, um
desafio será criado para pedir aos
alunos que apresentem uma resposta
ou solução específica. Se pensarmos
na cárie, o desafio é a ‘prevenção da
cárie’. Os alunos podem apresentar
desafios relacionados a:
- Desenvolvimento e prevenção de
cárie;
- Efeitos na saúde e na economia
relacionados à cárie.
Perguntas orientadoras
Os alunos irão gerar perguntas para as
quais eles precisam descobrir soluções
para enfrentar os desafios. Algumas
questões norteadoras podem ser:
- O que é cárie dentária?
- Como as pessoas são afetadas pela
cárie dentária?
- Como as pessoas se protegem contra
a cárie dentária?
- Como a educação em massa pode
chegar à sociedade e como os
dentistas podem dar a solução?
- Qual é a prevalência de cárie em
diferentes grupos étnicos, faixas
etárias, sexos, etc.?
- Que estratégias de tratamento estão
disponíveis para resolver o problema?
- O que ocorre na ausência de
tratamento?
74
- Quais são as estratégias para
configurar a proteção e a prevenção a
serviço da sociedade?
- Como as partes interessadas e a
comunidade podem se envolver para
servir a sociedade?
- Como os dentistas educam e
conscientizam a sociedade?
- Como encontramos uma solução
realista para o tratamento?
Atividades de orientação
Os alunos realizarão discussões
semanais com facilitadores,
aprenderão a questão básica da cárie
em sites, palestras, seminários e
discussões em grupo e organizarão
uma discussão com a comunidade
(pacientes e dentistas), agentes de
assistência social, autoridades de
empresas que fabricam produtos
odontológicos e dispositivos, etc. Para
obter conhecimento prático, os alunos
frequentarão clínicas de saúde
universitárias, clínicas locais,
hospitais ou outras escolas de
odontologia e outras aulas.
Recursos de orientação
Os alunos usarão seus livros de
pesquisa, notas de aula, literatura,
internet e opiniões de especialistas
para desenvolver soluções para suas
questões de orientação. Vídeos na
internet os ajudarão a aprender como
diferentes comunidades e assistentes
sociais e de saúde aplicaram
estratégias preventivas e restaurativas.
75
Soluções
Os alunos criarão soluções para
situações específicas, bem como
soluções gerais durante a avaliação.
Os aspectos críticos de coleta e
gerenciamento de dados serão
discriminados e trabalhados por todo
o grupo. [...]. A discussão em grupo
sobre manejo trará uma solução para
prevenir a cárie dentária por meio da
conscientização social e da aplicação
de tratamento odontológico. Em geral,
eles terão mais de uma solução para
um problema. As soluções serão
determinadas pelo conhecimento mais
recente e avançado e serão discutidas
abertamente.
Avaliação do estudo e publicação dos
resultados
Os alunos serão avaliados com base
em suas atividades para a aplicação de
seus conhecimentos para a resolução
de desafios reais. Eles podem
compilar registros de experiências e
resultados em uma plataforma digital
(por exemplo, áudio, vídeo e
fotografia; arquivos do Word; ou
apresentações em PowerPoint). Deve-
se ter em mente que eles devem
registrar suas reflexões com
descrições dos desafios, processos de
aprendizagem, soluções e resultados
da implementação. Finalmente, esses
resultados podem ser compartilhados
com o mundo por meio de
comunidades baseadas na web. Além
disso, a organização de um evento
76
público para divulgar seus resultados
aumentará suas habilidades de
liderança.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT