Inadimplência bate recorde e atinge 66,1 milhões de brasileiros em abril, revela pesquisa

O indicador de inadimplência da Serasa Experian revelou que, em abril, o Brasil alcançou o número recorde de consumidores com o nome no vermelho (66.132.670), atingindo a maior quantidade da série histórica do índice, iniciada em 2016. A soma das dívidas chegou a R$ 271,6 bilhões.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento da inadimplência ao decorrer de 2022 era uma movimentação esperada. “Sabemos que a instabilidade econômica do país vem afetando grande parte da população. No entanto, algumas ferramentas como o saque extraordinário do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados podem e devem ser utilizadas para reorganizar as finanças pessoais, amenizar dívidas e tentar tirar o nome do vermelho.”

Com relação ao perfil das dívidas, o segmento de “bancos e cartões” é responsável por 28,1% dos débitos em atraso dos brasileiros, enquanto contas básicas como água, luz e gás representam 22,9%. Na sequência aparacem: varejo (12,5%), financeiras (12,4%), serviços (10,4%), telefonia (7,3%), securitizadoras (2,1%) e outros (4,3%).

Feita a comparação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT