Incerteza da Economia avança em março, aponta FGV

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 4,2 pontos em março, para 121,3 pontos.

“A alta da incerteza em março foi influenciada pela deflagração da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas teve dois momentos distintos. Nos primeiros dias após o início do conflito, o indicador subiu fortemente, refletindo a grande incerteza econômica daquele momento. Posteriormente, no entanto, houve uma calibragem para baixo, influenciada por uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial do conflito e pela identificação de fatores favoráveis da nova conjuntura à economia nacional, como o aumento no preço das commodities e o redirecionamento de fluxos financeiros da Rússia e países próximos para países emergentes como o Brasil. A tendência do IIE-Br para os próximos meses dependerá dos desdobramentos dessas tensões geopolíticas”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

Os dois componentes do Indicador de Incerteza caminharam no mesmo sentido em março. O componente de Mídia (IIE-Br Mídia) avançou 3 pontos, para 121,9 pontos, contribuindo em 2,6 pontos para o índice agregado.

O componente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT