Incorporação de ESG em balanços das companhias requer novos especialistas

Ainda há muitas dúvidas sobre como será a incorporação dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) nas demonstrações financeiras, mas as empresas vão precisar de novos especialistas com conhecimento específico sobre o tema.

“Tudo vai depender sobre como o tema será direcionado. A agenda de compromissos públicos assumidos pelas empresas, como a redução do efeito estufa, por exemplo, traz novos componentes na elaboração das demonstrações e da responsabilidade dos organismos de governança das companhias”, disse o sócio-líder de governança da KPMG, Sebastian Soares, ao participar do “Encontro de Contabilidade”.

Leia mais:

Atualmente, tirando as empresas de economia mista, as companhias de capital aberto não têm obrigação de divulgar um relatório de sustentabilidade. Mas de forma geral, as companhias não devem ter um “caminho árduo" para prover essas informações ao mercado, já que outros documentos têm conexão com o assunto. “Os demonstrativos devem ajustar esse processo no futuro, mas vamos precisar de especialistas trabalhando nestes aspectos nas companhias”, acrescentou.

No início do mês, a Fundação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS Foundation) anunciou a formação de um Comitê Internacional de Parâmetros de Sustentabilidade (ISSB, na sigla em inglês), com o objetivo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT