Indução de desenvolvimento por investimento público resultou em 14 mil obras paradas, diz secretária

A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, afirmou nesta segunda-feira (09) que o modelo de “indução de desenvolvimento pelos investimentos públicos se mostrou falho, errado e resultou em 14 mil obras paradas”.

Segundo ela, “ainda que houvesse espaço no teto” de gastos, o “governo federal não tem capacidade de execução de mais do que R$ 12 bilhões a R$ 15 bilhões por ano”.

“Temos desafio orçamentário, que temos enfrentado, mas estamos certos do nosso modelo por meio de investimentos privado”, afirmou, nesta segunda-feira (09), no lançamento da plataforma Monitor de Investimentos.

No evento, ela também citou relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de abril deste ano coloca o Brasil entre os quatro países que mais “recebem investimentos estrangeiros” diretos no mundo.

“O Brasil está indo com uma comitiva grande para Nova York nesta semana, eu inclusive”, disse, a respeito de encontro com os “200 maiores investidores [em infraestrutura] globais”.

Daniela disse ainda, em entrevista após o lançamento da plataforma, que os investidores fazem questionamentos “sobre tudo”, inclusive a instabilidade institucional do país.

“A despeito de algum ruído e ampliação desses ruídos por parte de alguns agentes, acreditamos nas instituições brasileiras”, comentou.

Para ela o Brasil tem posição favorável como receptor de investimentos na reconfiguração das cadeias globais de valor, se comparado à China e à Rússia.

Ao comentar sobre outro ponto de crítica...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT