Inflação nos países da OCDE acelera para 4,1% em junho

A taxa de inflação em 12 meses entre os 38 países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acelerou em junho para 4,1%, ante 3,9% em maio, informou a entidade nesta quarta-feira (04).

A OCDE destacou que a inflação na zona do euro foi “significativamente mais baixa” do que nos demais países da organização, especialmente na comparação com os Estados Unidos.

Entre os países europeus que integram o grupo, a inflação desacelerou de 2% em maio para 1,9% em junho, segundo a entidade. Por outro lado, nos EUA, o índice avançou de 5% para 5,4% entre os dois meses.

Grande parte da inflação registrada pela OCDE nos últimos meses é provocada pelos chamados efeitos de base. Os preços de muitas commodities caíram drasticamente no ano passado, à medida que os países implementaram restrições para conter a covid-19. Com a recuperação das economias, esses produtos estão muito mais caros do que a média dos últimos anos.

No relatório divulgado hoje, a entidade com sede...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT