Intenção de consumo atinge menor patamar para meses de agosto em 10 anos

O Indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 0,2% entre julho e agosto, para 66,2 pontos, menor patamar para meses de agosto desde início da série da pesquisa em 2010.

O recuo foi o quinto consecutivo e manteve o indicador abaixo do quadrante favorável, de 100 pontos, onde estava desde abril de 2019 (102,9 pontos). Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi de 27,6% em agosto deste ano, quinta queda consecutiva nessa comparação e a mais intensa desde abril de 2016 (-28,8%).

Dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, quatro mostraram recuo em agosto ante julho. É o caso de emprego atual (-0,5%); renda atual (-3,4%); acesso ao crédito (-2,8%); e nível de consumo atual (-0,5%). Houve, no entanto, aumentos em perspectiva de consumo (1,5%), de momento para duráveis (2,1%) e de perspectiva profissional (4,6%), no mesmo período.

Entretanto, na comparação com agosto do ano...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT