Intenção de consumo das famílias tem 1ª queda em 6 meses, diz CNC

Após cinco altas consecutivas, o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apurado pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) voltou a cair, com queda de 0,9% em novembro ante outubro, para 73,4 pontos, primeira retração nessa comparação desde maio (-1,4%).

Na comparação com novembro do ano passado, no entanto, o indicador ainda mostra alta de 5,1%. A CNC informou que o recuo, na margem, representa cautela das famílias com consumo, para os próximos meses.

Dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, seis apresentaram queda em novembro ante outubro. É o caso de perspectiva profissional ( -1,1%); renda atual (-0,3%); acesso ao crédito (-2,3%); nível de consumo atual (-1%); perspectiva de consumo (-1,5%) e momento para duráveis (-1,1%). O único a apresentar alta, nessa comparação, foi emprego atual (0,2%).

Na comparação com novembro do ano passado, no entanto, apenas um tópico teve queda, em novembro: acesso ao crédito (-2,9%). Os outros apresentaram altas nessa comparação ante igual mês de ano anterior. É o caso de emprego atual (6,2%); perspectiva profissional (2,8%); renda atual (4%); nível de consumo atual (9,4%); perspectiva de consumo (16,6%); e momento para duráveis (1,3%).

Em nota sobre o indicador, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o recuo do ICF, em novembro ante outubro, foi influenciado por trajetória de alta dos juros, iniciada pelo Banco Central (BC) para tentar conter o aumento dos preços, no cenário atual.

“Os números demonstram que as incertezas econômicas e políticas estão sendo incorporadas pelos consumidores”, observou o...

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