Intenção de consumo das famílias cresce 0,3% em outubro ante setembro, diz CNC

O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) subiu 0,3% em outubro ante setembro, para 104,2 pontos.Na comparação com outubro do ano passado, a expansão foi mais intensa, de 19,7%, informou, nesta terça-feira (24), essa manhã a CNC. Para a entidade, o resultado indica um "consumo moderado" do brasileiro, às vésperas de duas datas importantes de compra para o varejo: Black Friday e Natal.Na evolução dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, seis mostraram alta, em outubro ante setembro. É o caso de emprego atual (0,1%), renda atual (0,2%), nível de consumo atual (0,4%), perspectiva de consumo (0,5%); acesso ao crédito (0,2%) e momento para duráveis (2,4%). Nessa comparação, apenas perspectiva profissional mostrou recuo (0,7%).Além disso, na comparação com outubro do ano passado, todos os tópicos tiveram alta. É o caso dos aumentos em emprego atual (11%); renda atual (18,7%); nível de consumo atual (26,3%); perspectiva profissional (12,3%); perspectiva de consumo (29,4%); acesso ao crédito (7,7%) e momento para duráveis (56,7%).A CNC alertou, no entanto que, embora o indicador ainda se mantenha em nível de satisfação acima de 100 pontos, a intenção de compra mensurada pelo indicador apresenta sinais de desaceleração. O aumento de 19,7%, em outubro ante outubro de 2022 no ICF, foi o mais fraco desde outubro do ano passado...

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