Interpol alerta para crescimento de crimes virtuais durante a pandemia

Os crimes cibernéticos estão crescendo de uma maneira “alarmante” durante a pandemia de covid-19, com cada vez mais instituições de saúde e governos afetados, alertou nesta terça-feira a Interpol.

De janeiro a abril, a Interpol detectou mais de 907 mil “spams”, 737 incidentes relacionados a malwares (softwares maliciosos) e 48 mil links suspeitos, todos relacionados à covid-19. A expectativa é que os números cresçam nos próximos meses.

“Os cibercriminosos estão desenvolvendo e ampliando os ataques em um ritmo alarmante, explorando o medo e a incerteza causadas pela instabilidade social e a situação econômica criada pela covid-19”, disse em nota o secretário-geral da Interpol, Juergen Stock.

A adoção do home office em grande parte do mundo, uma das estratégias para evitar aglomerações em locais de trabalho e diminuir a propagação do vírus, está sendo explorada pelos hackers em busca de dados.

O aumento da dependência de sistemas virtuais, segundo a Interpol, cria novas oportunidades para que esse tipo de crime seja cometido. Por isso, a agência alerta que empresas e trabalhadores atualizem programas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT